Japão anuncia novas sanções contra a Rússia

Sanções incluem proibição de importações de carvão, maquinário e madeira, além de congelamento de ativos do maior banco russo no Japão.
Fumio Kishida anuncia novas sancoes contra Russia e conferencia de imprensa Foto Rodrigo R. Marin
©Rodrigo R. Marin/AP

O governo do Japão anunciou pesadas sanções adcionais contra a Rússia, uma medida que ocorre em meio a crescentes demandas para responsabilizar Moscou pelo assassinato em massa de civis na Ucrânia, informou o NHK News, site de notícias da emissora estatal japonesa NHK.

“Tropas da Rússia mataram civis e atacaram instalações nucleares, violando seriamente o direito humanitário internacional. Trata-se de um ato de crime de guerra que não pode nunca ser tolerado. A responsabilidade por tais ações desumanas precisa ser apurada”, disse o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida em coletiva de imprensa na sexta-feira (8).

O líder japonês disse ainda que “o Japão vai apoiar investigações independentes do Tribunal Penal Internacional e da ONU”.

As medidas incluem a proibição de importações de carvão russo e alguns outros produtos, além de maquinário e madeira.

No âmbito financeiro, às sanções adicionais abrangem vetos de novos investimentos na Rússia, bem como congelam os ativos do Sberbank, que é nada menos do que a maior instituição financeira de Moscou no Japão e seu quarto maior banco russo. O Japão vai também congelar, adicionalmente, os ativos de quase 400 indivíduos e cerca de 20 organizações.

Na coletiva de ontem, Kishida mencionou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, falou em março com a Dieta, o Parlamento Japonês, e pediu pelo prosseguimento da pressão contra a Rússia para acabar com a violência.

“O Japão, em conjunto com outros países do G7, não vai tolerar a atrocidade da Rússia, e o Japão está do lado da Ucrânia. Nós precisamos assegurar que demonstramos nossa postura através do auxílio viabilizado pelo Japão”, disse o líder ucraniano em discurso online ao Parlamento Japonês.

RELACIONADO
Japão recebe centenas de refugiados da Ucrânia

Uma recente pesquisa mostrou que mais de 85% da população japonesa é a favor das sanções do Japão contra a Rússia. Na mesma pesquisa, os japoneses apoiam quase que amplamente a “inédita” decisão do governo japonês em aceitar refugiados ucranianos. A pesquisa foi realizada pela Kyodo News no final de março.

Expulsão de autoridades russas, incluindo diplomatas

Ainda de acordo com a NKH News, O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão anunciou a expulsão de oito autoridades da Embaixada da Rússia e do escritório de representação comercial no país.

A secretária de Imprensa, Ono Hikariko, anunciou a medida na última sexta-feira (8). Ela afirmou que o vice-chanceler Mori Takeo convocou o embaixador russo, Mikhail Galuzin, mais cedo, no mesmo dia, para comunicar a decisão.

Fachada da Embaixada da Russia em Toquio capital do Japao Foto Media
A Embaixada da Rússia em Tóquio, na capital do Japão tem estado protegida em razão dos protestos contra a invasão russa na Ucrânia | ©Media Commons

Mori teria dito ao embaixador que as matanças de muitos civis inocentes na Ucrânia constituem graves violações da lei internacional, e que elas representam crimes de guerra que são totalmente intoleráveis. Mori condenou os atos da Rússia e exigiu a retirada imediata de todas as tropas da Ucrânia.

A secretária de Imprensa afirmou que o lado russo foi informado sobre um prazo para a saída dos diplomatas do país. Contudo, ela evitou revelar detalhes.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse a uma agência estatal de notícias na sexta-feira que Moscou irá dar a Tóquio uma “resposta apropriada” para a decisão japonesa.

Várias nações europeias também expulsaram diplomatas russos. A Rússia tem dado indicações de que irá adotar medidas retaliatórias.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
2
Shares
Previous Article
Centenas de refugiados ucranianos ja chegaram ao Japao Foto Kyodo

Pela 1ª vez, Japão recebe refugiados ucranianos em voo comercial

Next Article
Turistas da China chegam ao aeroporto japones de Narita Foto Kai Fujii compressed

Japão eleva limite de entradas no país, mesmo com alta de casos de covid

Related Posts