Takashi Yanase, criador de ‘Anpanman’, morre aos 94 anos

O criador de “Anpanman”, um dos mais populares animes infantis no Japão, morreu de insuficiência cardíaca em um hospital de Tóquio.

Do Mundo-Nipo

Takashi Yanase, criador de “Anpanman”, um dos mais populares animes infantis no Japão, morreu aos 94 anos de insuficiência cardíaca em um hospital de Tóquio na manhã do último domingo, informou seu agente na terça-feira.

 

Takashi Yanase, criador de Anpanman (Foto: Kyodo)
Takashi Yanase no seu estúdio em Tóquio, em 2011 (Foto: Kyodo)

 

Yanase estava internado no hospital desde o final de agosto para tratamento de câncer no fígado, de acordo com a editora dos livros ilustrados Anpanman.

Nascido na província de Kochi, Yanase tornou-se cartunista depois de trabalhar em jornal e loja de departamento.

O personagem Anpanman, cuja cabeça é feita de pão e preenchida com pasta de feijão vermelho, apareceu pela primeira vez em um conto infantil, em 1968. Na história, que mais tarde tornou-se uma série de livros ilustrados, o herói dispõe de sua própria cabeça para alimentar os famintos. O programa de TV começou a ser exibido em 1988 e até hoje continua sendo transmitida no Japão.

Em 2011, a personagem principal de Anpanman foi eleita a mais popular no Japão entre as crianças até 12 anos. A série também foi eleita a mais popular durante dez anos consecutivos na pesquisa realizada pela Bandai.

Além de cartunista e escritor, Yanase também era um poeta, letrista, editor da revista e diretor de teatro.

Após o terremoto e tsunami em março de 2011, a música tema de “Soreike Anpanman” foi reproduzida repetidamente no nordeste do Japão para animar os sobreviventes.

Yanase também escreveu uma canção sobre o “pinheiro milagroso” em Rikuzentakata, na província de Iwate, que sobreviveu ao tsunami.

O artista recebeu a “Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com Roseta”, em 1991. Em 2000, tornou-se diretor da Associação dos Cartunistas do Japão, e depois presidente, em 2012.

Museus Anpanman foram estabelecidos em Kami, província de Kochi, Yokohama, na província de Kanagawa, Sendai, na província de Miyagi, Kobe, na província de Hyogo, e Kuwana, na província de Mie.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Tepco toma medidas contra poderoso tufão no Japão

Next Article

Premiê do Japão diz que vazamento de água radioativa em Fukushima está "sob controle"

Related Posts