Japão promove eventos para celebrar o ‘Dia Mundial dos Banheiros’

Mais de 1.600 crianças morrem todos os dias por doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

Do Mundo-Nipo

O Japão não deixou passar em branco a data 19 de novembro, designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial dos Banheiros.

 

Dia Mundial dos Banheiros (Imagem: Reprodução/Edição de arte Mundo-Nipo)
O Dia Mundial dos Banheiros foi designado pela ONU como forma de conscientizar sobre a importância do acesso a serviços básicos de saneamento (Imagem: Reprodução/Edição de arte Mundo-Nipo)

 

Com a finalidade de conscientizar os cidadãos sobre a “importância dos banheiros”, diversos eventos foram organizados em todo o Japão.

De acordo com a ONU, mais de 1.600 crianças menores de 5 anos morrem todos os dias por doenças relacionadas à falta de condições sanitárias mínimas.

A data, que foi designada em julho deste ano, foi uma proposta de Cingapura, cujo embaixador não se preocupou com as previsíveis brincadeiras.

“As brincadeiras serão bem-vindas, especialmente se reconhecerem o insano e generalizado tabu que impede uma discussão aberta e séria sobre os problemas sanitários e dos banheiros no mundo”, disse o encarregado de negócios de Cingapura, Mark Neo, antes de uma votação unânime da Assembleia Geral em favor da medida, em julho de 2013.

Neo ressaltou que pelo menos 2,5 bilhões de pessoas, ou um terço da população mundial, não contam com serviços sanitários adequados e que 1,1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre – motivo pelo qual fornecer saneamentos básicos (banheiros adequados) pode salvar a vida de mais de 200 mil crianças por ano.

Nesta terça-feira (19), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu que 800 mil crianças morrem a cada ano de diarreia, “mais de uma por minuto”.

“Temos que acabar com os tabus e fazer do saneamento para todos uma das principais prioridades da agenda de desenvolvimento mundial”, disse Ban em sua primeira mensagem para comemorar este dia.

O Dia Mundial dos Banheiros é comemorado desde 2001 por parte de organizações internacionais e da sociedade civil, mas até bem pouco tempo não tinha sido reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

A Assembleia geral aprovou em 27 de julho deste ano uma resolução que marca o dia 19 de novembro como o Dia Mundial dos Banheiros. Essa é uma nova tentativa de conscientizar sobre a importância do acesso a serviços básicos de saneamento.

As informações são da agência Kyodo, da NHK News e do jornal Asahi Shimbun.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Futebol: Japão surpreende e vence a Bélgica por 3 a 2

Next Article

Japão registra déficit comercial recorde em outubro

Related Posts