Robô enfermeiro da Panasonic começa a ser comercializado ainda este mês

Testado e aprovado, o robô Hospi é equipado para ajudar equipes médicas em várias tarefas.

Do Mundo-Nipo

A Panasonic, gigante japonesa de tecnologia, anunciou que a comercialização de seus robôs Hospi, equipados para ajudar equipes médicas em várias tarefas, terá início ainda este mês.

 

Robô Hospi (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)
O robô Hospi já trabalha a algum tempo no Matsushita Memorial Hospital, em Osaka (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)

 

Equipado com uma tela sensível ao toque, conectividade sem fio, sensores, saída de voz e compartimentos espaçosos, o robô enfermeiro foi desenvolvido para enfrentar as tarefas de rotina em um ambiente hospitalar, de acordo com o jornal ‘New Straits Times’.

A Panasonic disse que desenvolve este sistema a mais de três anos e começou a testar o robô no Matsushita Memorial Hospital, um hospital do grupo com sede em Osaka, no oeste do Japão.

“O Japão enfrenta uma falta de pessoal nas unidades de atendimento e nos hospitais. Percebemos que estes robôs têm efeitos positivos nesses locais e, portanto, decidimos comercializá-los”, disse a Panasonic em um comunicado.

“Concebemos estes robôs com uma preocupação principal em mente: a segurança”, destacou um de seus projetistas.

“Os robôs se ocupam da parte logística. Com isso, as equipes podem se concentrar na vigilância e no acompanhamento dos pacientes”, concluiu.

Ainda de acordo com o jornal norte-americano, o Hospi é capaz de trabalhar oito horas a cada carga. As suas tarefas diárias no hospital incluem pegar remédios na farmácia e entregá-los às respectivas alas, envio de amostras retiradas de um paciente para os laboratórios de testes e transportar equipamentos para os quartos ou salas de operação conforme necessário.

Além de anunciar a chegada de pacientes, ele também pode apresentar-se para as pessoas usando um sistema de voz humanizado, o que o torna extremamente simpático.

 

Robô Hospi (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)
A rotina de cada robô pode ser programada pelo usuário através de sua interface amigável (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)

 

Baseando-se em um sistema que inclui roteadores sem fio estrategicamente colocados em cada andar, o pequeno robô consegue eficientemente evitar obstáculos, permitindo abrir caminho para pacientes em cadeiras de rodas e andar nos elevadores sem problemas.

 

Robô Hospi (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)
Hospi consegue evitar obstáculos e abrir caminho para pacientes em cadeiras de rodas (Imagem: Panasonic/Reprodução/ Edição Mundo-Nipo)

 

O melhor de tudo, segundo relatou os funcionários do hospital em Osaka à agência Kyodo, no final de julho, é que o eficiente Hospi é especialmente útil durante a noite, fornecendo apoio extra aos enfermeiros e médicos em um horário que há menos pessoas trabalhando.

 

Veja como Hospi trabalha no Matsushita Memorial Hospital (vídeo em inglês):

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Pela primeira vez, africano é promovido a mais alta divisão de sumô do Japão

Next Article

Lista do ranking de lutadores para o Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Related Posts