Sony anuncia venda de sua divisão de PCs para a Japan Industrial Partners

A nova empresa vai se chamar ‘VAIO Corporation’ e sua operação terá início a partir de 1º de julho.

Do Mundo-Nipo

A Sony anunciou nesta sexta-feira (02) que assinou o contrato de venda de sua deficitária divisão de computadores Vaio para a companhia Japan Industrial Partners (JIP).

 

Sony Vaio (Foto: Divulgação)
A nova empresa vai se chamar ‘VAIO Corporation’ e sua operação terá início a partir de 1º de julho (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o anuncio, a JIP vai estabelecer uma nova empresa com o nome “VAIO Corporation”, e sua operação terá início a partir de 1º de julho. A empresa será baseada na cidade de Azumino, em Nagano, onde a fábrica de PCs da Sony está localizada.

Em fevereiro, a Sony mantinha cerca de 1.100 funcionários trabalhando em sua divisão de computadores. Destes, cerca de 240 devem permanecer na folha de pagamento sob a nova empresa, enquanto o restante será transferido para diferentes setores do Grupo Sony, de acordo com a emissora pública ‘NHK’.

As duas companhias não revelaram o valor da transação, mas, segundo o jornal financeiro ‘Nikkei’, o valor da venda da unidade gira em torno de 50 bilhões de ienes (cerca de US$ 493 milhões).

A Sony entrou no mercado de computadores em 1996 e é a nona maior fabricante mundial do setor. Porém, a empresa que chegou a vender 9 milhões de unidades em seus melhores momentos, registrou queda de 5,8 milhões em 2013. O jornal Nikkei destaca que sua cota de mercado não superava 1,9% nos primeiros meses do ano passado.

O sucesso dos tablets e smartphones, que substituem os notebooks, representou um duro golpe ao mercado de computadores pessoais. Espera-se que os telefones celulares dominem as remessas globais de dispositivos, com 1,9 bilhão de entregas em 2014, um aumento de 5% em relação a 2013. Fontes: Jornal Nikkei e NHK News.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Navios da China invadem águas do Japão pela 2ª vez na semana

Next Article

Dólar cai ante iene com dados positivos sobre mercado de trabalho nos EUA

Related Posts