Ciência e Saúde

Jovens com câncer em Fukushima receberão ajuda financeira

Foto: Kyodo/Miura Photos

O auxílio é destinado a jovens que contraíram a doença em consequência do acidente nuclear em Fukushima.

Uma fundação privada japonesa anunciou no início da semana que vai fornecer auxílio financeiro a jovens diagnosticados com câncer de tireoide em consequência do acidente nuclear no complexo atômico Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, em março de 2011, informou a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

Na última segunda-feira (28), a fundação afirmou que irá disponibilizar o montante de aproximadamente US$ 900 por cada jovem que contraiu a doença a partir do acidente nuclear.

De acordo com a ‘NHK’, pessoas com até 25 anos que tenham sido diagnosticadas com câncer de tireoide, incluindo casos de suspeita da doença, podem receber o auxílio.

Os beneficiados devem residir em Fukushima ou em outras 14 províncias em Tohoku e Kanto, nordeste e leste do Japão, respectivamente. O auxilio já estará disponível a partir de dezembro.

A província de Fukushima tem realizado exames médicos em cerca de 380 mil jovens de até 18 anos após o acidente de 2011.

Até o momento, foram diagnosticados 175 casos confirmados e suspeitos de câncer de tireoide, segundo o último relatório da prefeitura de Fukushima, conforme noticiou a ‘NHK’, que não informou o nome da fundação.

Comentários