Artes

Kokeshi, a boneca mais fofa do Japão

Bonecas kokeshi estilo moderno (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Essas adoráveis bonecas têm conquistado pessoas no mundo inteiro. Porém, muitos de seus fãs não sabem que existe uma grande variedade e estilos de kokeshi.

Atualizado em 15/01/2017


A famosa boneca kokeshi é uma das artes originárias do Japão mais querida no mundo inteiro. Contudo, grande parte dos fãs estrangeiros desconhece a inúmera variedade de kokeshi produzida no país, cada qual se distingue de acordo com a região em que é produzida.

Variedade de kokeshi (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Variedade de kokeshi (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Tradicionalmente, a kokeshi é confeccionada artesanalmente em madeira, medindo de 5 cm a 15 cm e feitas de forma bem simples, mas isso não representa facilidade em sua confecção, que exige muita habilidade do artesão, comumente passada de pai para filho.

O formato de praticamente todas as variedades de kokeshi não tem braços nem pernas, mas uma grande cabeça redonda com feições infantis e um corpo cilíndrico, decorado com pinturas. Madeiras das árvores de corniso e de cerejeira são usadas como matéria prima da kokeshi.

A madeira é colocada dentro de um torno mecânico e talhada enquanto giradas. Depois de completamente moldada, o cabelo, os olhos e o nariz são pintados no rosto e o quimono no corpo, muitas têm estampas florais, bastante coloridas.

Já as “kokeshis tradicionais”, surgidas no Japão antigo (há cerca de meio século), não possuem muitos detalhes: são mais cilíndricas, com a cabeça grande e corpo cumprido.

A maioria é fabricada na região de Tohoku (nordeste do Japão). Cada localidade da região possui seu próprio estilo de kokeshi, mas pode-se encontrar qualquer variedade dessas bonecas em todas as áreas turísticas do Japão.

As variedades de kokeshi são muitas, que vão desde as mais tradicionais até as contemporâneas. A mais famosa, no entanto, é a kokeshi com feições infantis: corpo pequeno, cabeça grande e muito colorida. Essa variedade, que é a preferida dos estrangeiros, ganhou a alcunha internacional de “kokeshi kawaii” (boneca fofa). Por conta da crescente popularidade, as “kokeshi kawaii” são exportadas para praticamente todo o mundo.

Estilos de boneca kokeshi moderna (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Bonecas kokeshi estilo moderno (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Simbologia e origem do nome
No livro Legends of Japan, de Hadland Davis, diz que o real significado do nome Kokeshi é “crianças perdidas”. Em tempos antigos, acreditavam que elas simbolizam a alma das crianças, levando todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida. Contudo, a crença atual diz que as kokeshi são símbolos de sorte.

Representatividade das cores
Ainda de acordo com o livro, a cor primária na pintura da kokeshi, a que mais sobressai, tem seu significado: Rosa (delicadeza); Amarelo (alegria); Azul (inteligência); Lilás (beleza); Verde (liberdade); Vermelho (sucesso); Branco (tranqüilidade ou paz); Preto (modernidade).

Confira abaixo o vídeo que mostra um experiente artesão da cidade de Sendai, Yasuo Okazaki, produzindo uma kokeshi tradicional, ou seja, com cabeça grande e corpo cumprido:

Principais fontes de pesquisa
• Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis
• Livro: Japan – Dictionary Culture and Civilization | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*