A arte do quimono japonês: explorando os detalhes e designs intrincados

Há vários tipos diferentes de quimono, cada um com seu significado e ocasiões apropriadas para uso. Há modelos exclusivos casamentos, festivais, rituais, cerimônias de chá, entre outras ocasiões, além de modelos usados no dia a dia.
Kimono furisode | ©Depositphotos

O quimono, ou kimono, é uma vestimenta tradicional de grande importância na cultura japonesa. É um manto em forma de T que envolve o corpo e é preso por uma faixa chamada obi. A palavra “quimono” significa literalmente “coisa para vestir”, que em japonês é chamado de kosode. Esse traje tem sido usada por homens e mulheres há mais de mil anos no Japão. A arte de fazer quimonos evoluiu ao longo do tempo, com mudanças nas tendências da moda e avanços na tecnologia.

A História do Quimono

A história do quimono remonta ao Japão antigo, onde era originalmente usado como peça de roupa cotidiana por homens e mulheres. O estilo e design do quimono variavam dependendo do status social e da ocupação de quem o usava. Com o tempo, o quimono tornou-se mais elaborado e decorativo, com padrões e estampas com desenhos intrincados.

Na era moderna, o quimono evoluiu de uma roupa tradicional para uma declaração de moda e, atualmente, é comumente usado em ocasiões especiais, como casamentos, festivais, rituais, cerimônias de chá, entre outras ocasiões.

O quimono também entrou no mundo da alta costura, com designers incorporando elementos do quimono em suas coleções.

Mas, ainda assim, essa tradicional vestimenta ainda é usada comumente por muitos japoneses, principalmente na primavera e no verão japonês. Vale destacar que os japoneses conservadores têm o quimono como vestimenta em seu cotidiano.

Os diferentes tipos de quimono e seu significado

Existem vários tipos diferentes de quimono, cada um com seu significado e ocasiões apropriadas para uso. O tipo mais formal de quimono é chamado furisode (mangas que balançam), usado por mulheres solteiras em ocasiões especiais, como cerimônias de maioridade ou noivado. Possui mangas compridas que fluem elegantemente quando o usuário se move.

Variedades de Kimono Furisode | ©i-pinimg-com / Montagem Mundo-Nipo
Variedades de Kimono Furisode | ©i-pinimg-com / Montagem Mundo-Nipo

Já o quimono kakeshita é um furisode monocromático. Assim como o uchikake, tem bainha acolchoada e seu uso é destinado a ocasiões especiais, tal como em cerimônia de casamento.

Outro tipo de quimono é o Uchikake, que é um manto externo fortemente bordado usado pelas noivas nas cerimônias de casamento no Japão. Muitas vezes é colorido e adornado com designs complexos.

Kimono manto uchikake estampado Foto i pinimg.com Montagem Mundo Nipo
Kimono Uchikake estampado / manto do tradicional kimono de casamento Shiromuku (manto) estampado e bordad | ©i-pinimg-com / Montagem Mundo-Nipo

O mais tradicional conjunto de casamento, no entanto, é o Shiromuku (traduzido como branco puro). Essa vestimenta tem sido usada pelas noivas em cerimônias de casamento xintoístas desde o período Muromachi (1336-1573). Todas as peças de vestuário e acessórios são brancos, e costumam apresentar motivos auspiciosos como grous (tsurus), pinheiros e bambus – todos também em branco. Aliás, esta cor é um símbolo da disposição da noiva em ser “pintada” com os padrões e costumes de sua nova família.

Kimono de casamento Shiromuku com manto Uchikake branco | ©dress-novarese-jp / Montagem Mundo-Nipo
Kimono de casamento Shiromuku com manto Uchikake branco | ©dress-novarese-jp / Montagem Mundo-Nipo

O Kurotomesode está entre os quimonos japoneses mais formais. Geralmente é usado por mulheres mais velhas e casadas. É preto com com estampa somente na parte inferior, além de com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Um obi largo de tecido brocado dourado complementa a vestimenta formal. Ele geralmente é é usado pelas mães dos noivos no casamento. A título de curiosidade, era terminantemente proibido usar este tipo de quimono perto de membros da família imperial. Na verdade, a cor preta, historicamente percebida como uma cor que traz azar, não poderia ser usada no palácio.

Kimono Kurotomesode (E) / Kimono Houmongi (D) | ©Haregi-JP / Montagem Mundo-Nipo
Kimono Kurotomesode (E) / Kimono Houmongi (D) | ©Haregi-JP / Montagem Mundo-Nipo

Houmongi (traje de visita) é um quimono liso, de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração em um dos ombros, em uma das mangas e na parte inferior, mais precisamente das coxas para baixo. Esse quimono não tem kamons (escudos de família). Considerado menos formal que o kurotomesode, em cerimônias de casamento é usado por mulheres casadas ou solteiras, que geralmente são amigas da noiva. O houmongi também pode ser usado em festas formais ou recepções.

Menos formal que o houmongi, o Tsukesage tem uma decoração um pouco mais discreta. Entre os quimonos que podem ser usados diariamente por mulheres casadas e solteiras, é o mais requintado.

O Iromuji (quimono de uma só cor) pode ter textura, mas sem decoração em outra cor. Ele é usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon (escudo de família) nas costas. É um quimono semiformal, considerado elegante para o uso diário.

Considerado casual, o Komon (estampa pequena), é confeccionado em seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, o quimono Komon é ideal para passeios pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.

Kimono Tomesode (E) / Kimono Iromuji (D) | Fotos: Mikatani / i-pinimg / Montagem Mundo-Nipo
Kimono Tomesode (E) / Kimono Iromuji (D) | Fotos: Mikatani / i-pinimg / Montagem Mundo-Nipo

O intrigante Tomesode (mangas encurtadas) é um quimono feminino de seda e forrado em seda de cor diferente, cujas mangas possuem 50 cm a 70 cm de comprimento. A expressão deriva do costume de que quando as mulheres se casavam, elas passavam a usar quimonos com mangas curtas. No passado, as mulheres cortavam as mangas dos quimonos como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos quimonos usados por japonesas casadas são desse modelo.

Os japoneses gostam de usar yukata no verão | ©Depositphotos
Os japoneses gostam de usar yukata no verão | ©Depositphotos

Agora vamos ao mais famosos, que é nada menos do que a Yukata, que é um quimono leve, feito com tecido de algodão estampado, mas sem forro, e comumente usado na primava e no verão, principalmente em matsuris (festivais) próprios dessas duas estações. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito. A yukata também pode ser usada diariamente nas ruas e em casa. Ryokans (hotéis ou pousadas tradicionais) e onsens (resorts termais) costumam disponibilizar yukatas para todos os hóspedes.

Os materiais usados na confecção do quimono: da seda ao algodão

Tradicionalmente, os quimonos eram feitos de seda, considerado um tecido luxuoso e de alta qualidade. Os quimonos de seda ainda são altamente valorizados nos dias atuais em razão de sua beleza e arte. No entanto, a seda pode ser cara e delicada. Por isso, outros materiais, como algodão e tecidos acrílicos, também têm sido usados na confecção de quimonos.

Os quimonos de algodão, conhecidos como yukata, são populares por seu conforto e respirabilidade, especialmente nos meses quentes de verão. Eles são frequentemente usados em festivais e eventos casuais.

Tecidos sintéticos como o poliéster também têm sido utilizados na confecção de quimonos, por serem mais baratos e mais fáceis de cuidar do que a seda. No entanto, eles não têm o mesmo brilho e textura da seda, razão pela qual muitas pessoas ainda preferem quimonos de seda.

Os intrincados designs e padrões de quimono

Uma das características mais distintivas do quimono são seus designs e padrões intrincados. Esses designs podem variar de formas geométricas simples a elaborados estampas com motivos florais, aves, animais, deuses xintoístas e até locais ícones japoneses, tais como o Monte Fuji, castelos e templos milenares. Muitas vezes são criados usando técnicas como tingimento, bordado e tecelagem.

Os motivos florais são particularmente populares em designs de quimonos, sendo flores de cerejeira, crisântemos e peônias as escolhas mais comuns. Estas flores têm um significado especial na cultura japonesa e são frequentemente associadas à beleza, feminilidade e boa sorte.

Padrões geométricos como listras, xadrez e ondas também são comumente vistos em designs de quimonos. Esses padrões podem ser simples ou complexos, dependendo da habilidade do artesão.

Estampas de animais como libélulas, guindastes e peixes koi são outra escolha popular para designs de quimonos. Esses animais são frequentemente vistos como símbolos de sorte e prosperidade na cultura japonesa.

As técnicas utilizadas na confecção de quimonos: do tingimento ao bordado

A criação de um quimono envolve diversas técnicas complexas, incluindo tingimento, bordado e tecelagem. Essas técnicas exigem grande habilidade e precisão e muitas vezes são transmitidas através de gerações de artesãos.

O tingimento é uma das técnicas mais importantes utilizadas na confecção de quimonos. Existem vários métodos diferentes de tingimento, incluindo pintura à mão, tingimento com estêncil e tingimento em gravata. Cada método produz um efeito único e pode ser usado para criar designs e padrões complexos.

O bordado é outra técnica comumente usada na confecção de quimonos. Envolve costurar fios no tecido para criar motivos ou padrões decorativos. O bordado pode ser feito à mão ou à máquina, dependendo do efeito desejado.

A tecelagem também é uma técnica importante na confecção de quimonos, pois determina a textura e o peso do tecido. Métodos de tecelagem tradicionais como Nishijin-ori e Yuzen-ori ainda são usados hoje para criar quimonos de seda de alta qualidade.

O papel do quimono na cultura e sociedade japonesa

O quimono desempenhou um papel significativo na cultura e na sociedade japonesa durante séculos. Ele tem sido usado em cerimônias importantes, como casamentos, funerais e cerimônias do chá. Também é comumente usado durante festivais e outros eventos culturais.

Além do seu papel cerimonial, o quimono também tem sido um símbolo de status social e identidade. O estilo e o design do quimono geralmente refletiam a ocupação, a classe social e o estado civil do usuário.

Porém, nos últimos anos, o quimono tornou-se menos comum na vida cotidiana no Japão. As roupas de estilo ocidental tornaram-se mais populares, especialmente entre as gerações mais jovens.

Apesar disso, o quimono ainda ocupa um lugar especial na cultura japonesa e é frequentemente usado em ocasiões especiais, como forma de se conectar com a tradição ou até no uso cotidiano por aqueles que valorizam a cultura tradicional japonesa.

Fonte principal de pesquisa
• Site Japan Go JP

Foto em destaque
Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Navio militar japonês conduz busca por destroços de avião dos EUA | ©Kyodo

5 corpos são encontrados na costa do Japão após 5 dias de buscas por avião dos EUA

Next Article
Moda JK Fashion - uniforme marinheiro estudante japonesa | ©Rakuten JP

Desvendando o estilo único de moda das estudantes japonesas

Related Posts