Saiba por que os japoneses dizem itadakimasu e gochisosama nas refeições

Os japoneses valorizam todo alimento recebido e as palavras itadakimasu e gochisosama representam gratidão, mas usadas em momentos diferentes das refeições.
Itadakimasu One Piece Foto Montagem MN 900x600 02

No Japão, o costume é dizer itadakimasu momentos antes de consumir uma refeição. A palavra pode ser traduzida como “eu humildemente recebo”, algo semelhante à tradição cristã de orar antes das refeições em agradecimento a Deus pelo alimento recebido.

Como e quando dizer itadakimasu

Itadakimasu deve sempre ser dito antes de consumir qualquer alimento. O ideal é que todos estejam sentados à mesa e pronunciar a palavra momentos antes de iniciar a refeição.

É comum para um grupo dizer itadakimasu em uníssono. No entanto, uma única pessoa do grupo também pode pronunciar a palavra como um representante.

Os japoneses aprendem a importância de praticar itadakimasu desde pequenos | Foto: Asian Wik
Os japoneses aprendem a importância de praticar itadakimasu desde pequenos | Foto: Asian Wik

Entretanto, antes de dizer itadakimasu, deve-se juntar as mãos e inclinar a cabeça levemente para frente. Este gesto é chamado de “gassho”, semelhante ao usado pelos cristãos durante as orações.

Significado de Itadakimasu

O Japão tem uma cultura baseada no Budismo, além do Xintoísmo, portanto, itadakimasu está relacionado aos princípios budistas de respeitar todos os seres vivos.

Pronunciar tal palavra antes da refeição é uma forma de agradecer aos animais e às plantas que deram a vida como alimento.

Também é destinado a agradecer a todos aqueles que desempenharam uma função para que a comida chegasse à sua mesa, o que inclui pescadores, produtores, agricultores, entre outros.

Terminando uma refeição

No Japão, é considerado um desperdício deixar comida no prato. Isto está relacionado com a filosofia budista de que toda e qualquer forma de vida é sagrada. Em outras palavras, uma vez que algo deu a própria vida para se tornar seu alimento, então é vergonhoso desperdiçá-lo (mottainai).

Gochisosama

Gochisosama é outra palavra empregada pelos japoneses durante as refeições. A expressão pode ser traduzida como “eu agradeço pelo alimento”.

Assim como itadakimasu, a palavra gochisousama (pronuncia-se gochissoussamá) também deve ser dita com as mãos unidas em forma de prece e cabeça levemente inclinada.

Porém, a palavra, não deve ser pronunciada em voz alta conforme itadakimasu. O ideal é empregar um tom de voz baixo e suave, pois o que realmente importa na cultura japonesa é o gesto de agradecimento pelo alimento recebido.

Esse ritual deve ser empregado em qualquer ocasião e lugar. Seja durante uma refeição em casa, no restaurante, em um banquete ou até em uma simples lanchonete.

Ambas palavras juntamente com o ato de inclinar, inclusive, são ditas e praticadas pelas crianças nos lanches da escola, onde os japoneses são incessantemente educados a valorizar tudo o que a natureza proporciona ao ser humano, principalmente os alimentos.

Por Maria Rosa
Fontes principais de pesquisa:
• Livro Japão – Dicionário, Cultura e Civilização
• Livro História da cultura japonesa

Total
1
Shares
Previous Article

Quase metade dos universitários japoneses é ‘otaku’, diz pesquisa

Next Article

Tepco é instada a reduzir radiação no perímetro da usina de Fukushima

Related Posts