Costumes

Significado das flores no Japão

Tulipas (Foto: Fanpop)

No Japão, todas as flores têm seus significados e são portadoras de grande simbolismo. A linguagem das flores, o “Hanakotoba”, consiste em…

Atualizado em 02/11/2016 – 10h35


Flores como a cerejeira e o crisântemo são símbolos nacionais do Japão. Tais flores têm o poder de invocar poderosas emoções, enraizadas no pensamento e coração dos japoneses.

Diz-se que a cerejeira está realmente entre as mais belas flores da primavera, enquanto o crisântemo, entre as do outono. A cerejeira, no entanto, se destaca no coração dos japoneses.

“Se alguém perguntar a você a respeito do coração de um verdadeiro japonês, apenas aponte para uma cerejeira florida brilhando sob o sol da primavera”. (Motoori)

Outras flores também têm significados sutis e, no Japão, elas são um presente tradicional, tanto para homens e mulheres, geralmente usadas para transmitir o que não pode ser falado.

Entretanto, a linguagem das flores (Hanakotoba) vem gradualmente caindo no esquecimento e alguns japoneses não sabem que as flores têm significados tradicionais da própria cultura japonesa.

Apesar disso, a linguagem das flores tem sido lembrada na cultura popular japonesa, como nos famosos mangás e animes, além de filmes e músicas J-pop.

Veja a seguir o significados de algumas flores:

AMARÍLIS (Amaririsu)
Amarílis também conhecida por Açucena, Amaríllis ou Flor da Imperatriz.
Significado japonês: Timidez
Significado ocidental: Orgulho

CRAVO (Kaneshon)
Significado japonês: Amor (presente comum para o Dia das Mães)
Significado ocidental: Uma grande variedade de significados, dependendo da cor. Por exemplo, o cravo vermelho representa amor e romantismo e o amarelo simboliza a rejeição.

ROSA
• Rosa Vermelha (Akaibara)
Significado japonês: Romance
Significado ocidental: Romance

• Rosa Branca (Shiroibara)
Significado japonês: Inocência, Devoção e Silêncio
Significado ocidental: Virtude e Castidade

• Rosa Amarela (Kiiroibara)
Significado japonês: Ciúme e Inveja
Significado ocidental: Amizade e Devoção

• Rosa Rosa (Pinku no bara)
Significado japonês: Confiança e Felicidade
Significado ocidental: Graça, Delicadeza e Elegância

TULIPA
• Tulipa Vermelha (Akaichurippu)
Significado japonês: Fama
Significado ocidental: Amor eterno

• Tulipa Amarela (Kiiroichurippu)
Significado japonês: Amor unilateral
Significado ocidental: Amor impossível

PRÍMULA (Sakuraso)
Significado japonês: Desespero
Significado ocidental: Amizade, Pureza e Bondade

FLOR DE ERVILHA DOCE (Suitopi)
Significado japonês: Despedida
Significado ocidental: Nenhum

BLUEBELL ou SINO AZUL (Buruberu)
Significado japonês: Gratidão
Significado ocidental: Gratidão

FLOR DE CACTO (saboten no hana)
Significado japonês: Luxúria
Significado ocidental: Amor materno

CAMÉLIA
• Camélia Vermelha (Tsubaki)
Significado japonês: Amor (para os “samurais” tem outro significado)
Significado ocidental: Excelência

• Camélia Amarela (Tsubaki)
Significado japonês: Saudade
Significado ocidental: Excelência

• Camélia Branca (Tsubaki)
Significado japonês: Espera
Significado ocidental: Excelência

NARCISO (Suisen)
Significado japonês: Respeito
Significado ocidental: Cavalheirismo ou amor não correspondido

CRISÂNTEMO BRANCO (Shiragiku)
Significado japonês: Verdade ou Tristeza (a flor mais comum em funerais)
Significado ocidental: Morte e Luto

CRISÂNTEMO (Kiku)
A flor nacional do Japão representa a união do Império japonês, com seu trono apropriadamente nomeado de “Trono do Crisântemo”.

A flor também é símbolo da bandeira japonesa. Em 1859, quando surgiu a necessidade de se criar uma bandeira nacional, época em que o país adotou apenas o estandarte do sol, um simples círculo sem raios não era o suficiente e executou-se então um desenho mais elaborado com o “Crisântemo de dezesseis pétalas”.

O Japão também tem um dia nacional para o crisântemo, chamado de Kiku no Sekku. Conhecido como o Festival da Felicidade, este é um dos cinco festivais sagrados mais antigos do Japão, comemorado todos os anos no nono dia do nono mês. O festival teve início na Corte Imperial japonesa no ano de 910 d.C.

Neste dia, costuma-se comer iguarias feitas com esta flor e também há uma tradição em que se colocam pétalas de crisântemo em um copo com vinho para trazer felicidade, prosperidade, longevidade e saúde, que são os maiores significados desta importante flor, um dos maiores e mais importantes símbolos do Japão.

FLOR DE CEREJEIRA (Sakura)
Significado japonês: Beleza e Alegria, mas também significa Efemeridade (algo passageiro)

A cerejeira é uma flor de muitos significados e de valor simbólico tão importante quanto a Bandeira Nacional do Japão. Ela faz parte dos costumes mais antigos apreciados no país. Existe uma comemoração em sua homenagem conhecida como Hanami Matsuri: Festival das flores de cerejeira.

Quando é chegado a época de sua floração, na primavera, os japoneses se reúnem embaixo de seus galhos e fazem piqueniques, com direito a dança e cantoria.

Existem lendas acerca a origem da flor de cerejeira e uma delas é sobre a princesa “Kono-hana-sakuya-hime” (Princesa da árvore de flores abertas) que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor.

Outra lenda diz que sua origem deriva do cultivo do arroz e sua divindade “Kura”, que representa o depósito onde se guardava arroz, alimento considerado dádiva divina. Já outra conta que a flor está ligada aos samurais. No período feudal, a vida dos samurais era tão breve quanto à vida das flores de cerejeiras, que após a floração, duram apenas uma semana.  Os samurais estavam sempre dispostos a dar a vida por seus mestres assim como as flores de cerejeira, dispostas a florescerem para encantar os japoneses, mesmo sabendo que terão uma breve vida.

Contam que a flor de cerejeira também representa o amor: quando a mulher usava a flor para se enfeitar ou decorar a casa, significava que ela estava em busca de um amor. Já no teatro, a flor de cerejeira significa alegria.

Embora a maioria de suas representatividades esteja ligada a vida, a beleza, ao amor e a alegria, entre outros simbolismos notórios e positivos, existe, porém, uma ligação da flor com o obscuro: um galho quebrado de uma cerejeira pode significar aproximação da morte. Acredita-se que as flores de cerejeira tem um grande elo entre o mundo dos vivos e dos mortos, e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa:
• Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis
• Livro: The garden of Japan | Autor: Sir F.T. Piggott

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários