Meio ambiente e Energia

Protocolo de Nagoya começa a vigorar em outubro

O protocolo foi adotado durante uma conferência da ONU sobre biodiversidade realizada em Nagoya.

Do Mundo-Nipo

Um tratado internacional que regula o acesso a recursos genéticos passará a vigorar em outubro. Trata-se do Protocolo de Nagoya, que foi adotado durante uma conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade realizada em Nagoya, em 2010. Ele estabelece regras sobre a repartição de benefícios econômicos derivados de medicamentos e outros produtos entre os países em desenvolvimento, que fornecem plantas e animais, e as nações industrializadas, que fazem uso de recursos genéticos.

 

Biodiversidade (Imagem: Edição MN)

O Japão presidiu a conferência de 2010 e detém a enorme responsabilidade de apoiar o tratado (Imagem: Edição MN)

 

Até o dia 14 de julho, segunda-feira, 50 países havia assinado o protocolo, permitindo que o mesmo passe a vigorar em 90 dias, durante uma conferência da ONU a ser realizada em 12 de outubro, na África do Sul.

O Japão ainda não aderiu ao tratado devido à demora nos procedimentos domésticos para checar quais empresas privadas estão adquirindo os recursos apropriadamente.

Segundo o ministro do Meio Ambiente Nobuteru Ishihara, o Japão presidiu a conferência de 2010 e detém a enorme responsabilidade de apoiar o tratado.

Ishihara afirmou que escritórios governamentais concernentes têm realizado várias discussões sobre o tema. Desse modo, o ministro tentará fazer com que o Protocolo de Nagoya seja acatado o quanto antes, e introduzir um sistema para fazer com que ele passe a vigorar até o próximo ano.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*