Meteorologia

Terremoto de 6,1 abala as províncias japonesas de Kumamoto e Miyazaki

Foto: Edição de arte Mundo-Nipo

Embora a intensidade tenha sido moderada, há possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

Um terremoto com magnitude preliminar de 6,1 graus foi sentido nas regiões Kyushu e Shikoku, na parte sul de Japão, no início da manhã desta sexta-feira (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não foi preciso emitir alerta de tsunami’. Por enquanto, não há informações sobre danos ou de vítimas.

O tremor ocorreu às 4h14 de sexta-feira (16h14 de quinta-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Miyazaki, em uma área no mar chamada Hyuga-nada, a uma profundidade superficial.

O tremor foi sentido principalmente nas províncias de Kumamoto e Miyazaki, atingindo 4 graus na escala japonesa, que vai até 7.

Embora a intensidade tenha sido moderada, a agência informou que existe a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Cidades mais afetadas, de acordo com o mapa da JMA:

KUMAMOTO
Tamana-shi Tensuimachi
Uki-shi Ogawamachi
Uki-shi Toyonomachi
Kumamoto Minami-ku Tomiaimachi

MIYAZAKI
Takanabe-cho Kamie
Kawaminami-cho Kawaminami
Miyazaki Misato-cho Tashiro
Miyazaki-shi Matsubashi

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários