Japão fica sem batatas fritas

A falta do produto chegou ao cume e ocorre por conta da escassa colheita em Hokkaido, ilha atingida por vários tufões em 2016.
Batata frita de Hokkaido Foto Divulgacao
Batata frita de Hokkaido (Foto: Divulgação)

A grande série de tufões que atingiram o Japão na temporada do ano passado levou o país a uma crise de escassez de batatas fritas, produto cujo preço sofreu fortes aumentos e sumiu das prateleiras dos supermercados, pondo em evidência o férreo protecionismo que o país exerce sobre seus produtos agrícolas, informou a agência de notícias ‘EFE’.

Um saquinho de batatas sabor pizza do principal produtor no Japão, a Calbee, era ofertada hoje, quase um mês depois de começar a escassez, a 3.000 ienes (25 euros) no site de leilões Yahoo Japan, quando seu preço habitual é inferior a 200 ienes (1,70 euro).

A companhia, que ostenta mais da metade da parcela de mercado no arquipélago japonês, anunciou em 10 de abril uma suspensão da produção desta e de outras 14 variedades de batatas fritas – sem data de reatamento – devido à escassa colheita no norte do arquipélago, atingido por vários tufões durante 2016.

Além dos problemas climáticos, agricultores têm dúvida quanto ao cultivo do tubérculo específico para a produção das batatas fritas – que é diferente das batatas de mesa, são plantadas em sua maioria na ilha de Hokkaido.

Em 2014 e 2015, aconteceu uma situação parecida, quando a queda da produção de leite na mesma região levou a um período de escassez de manteiga.

Protecionismo
O mercado em Japão é muito protecionista e impõe barreiras à entrada de produtos agrícolas de outros países.

Por isso, as companhias que produzem batata frita têm muitas dificuldades na hora de importar batatas frescas pelo sistema de inspeção vegetal e de quarentena dependente do Serviço de Saúde Vegetal do Ministério e Agricultura, Pesca e Alimentos.

Tóquio argumenta que a sujeira das batatas frescas poderia introduzir pragas e representa um risco para as fazendas japonesas.

O Japão só começou a importar batatas em 2006, devido à insistência dos Estados Unidos, um dos principais exportadores do tubérculo.

(Com Agência EFE)

Total
0
Shares
Previous Article
Porta helicopteros izumo Foto Creative Commons 900x550 02

Japão se prepara contra eventual ataque da Coreia do Norte

Next Article
Trem SuiteShiki shima na Ueno Station em Toquio Foto Kyodo

Trem de luxo inicia operações no Japão, mas bilhetes já estão esgotados

Related Posts