Notícias

Toyota anuncia lucro líquido de US$ 5,72 bilhões no 2º trimestre

É o melhor trimestre já registrado pela maior montadora do mundo em volume de vendas.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Toyota informou que seu lucro líquido no segundo trimestre subiu 4,6% na comparação com o mesmo período de 2013, para 587,7 bilhões de ienes (US$ 5,72 bilhões). O desempenho foi apoiado em sólidas vendas nos EUA e na Europa, cortes de custos e um iene mais fraco, que compensaram as fracas demandas nos mercados emergentes, como Brasil, Tailândia, Índia e Indonésia.

A maior montadora de veículos do mundo em vendas, que segundo analistas pode ser ultrapassada este ano pela alemã Volkswagen, reportou um lucro operacional de 692,7 bilhões de ienes (6,76 bilhões de dólares) para o período de abril a junho, uma alta de 4,4% na comparação anual e o melhor trimestre já registrado pela empresa.

O resultado superou estimativa média de lucro de 637,3 bilhões de ienes, segundo pesquisa da Thomson Reuters.

O lucro operacional na América do Norte subiu 45%, para 149,7 bilhões de ienes, superando o desempenho da Ásia, excluindo o Japão, onde a Toyota viu seu lucro crescer 5,6%, para 110,3 bilhões de ienes.

As vendas de veículos subiram 3% na América do Norte e 7% na Europa durante o segundo trimestre, mas caíram 2% na Ásia, excluindo Japão.

“As condições na Tailândia, Índia, Brasil e outros mercados emergentes são fracas”, disse o diretor-gerente Koki Konishi em uma coletiva sobre os resultados.

“Mas estamos tentando o máximo para conseguir um adicional de 50 mil veículos fora do Japão para compensar parcialmente essa fraqueza, e para alcançar cerca de 2,3 milhões de veículos nos EUA”, disse ele, se referindo às metas de vendas da Toyota no ano-calendário de 2014.

Para 2014, a Toyota reduziu a meta global de vendas para 10,22 milhões de unidades, uma redução de 110 mil veículos. O grupo Toyota inclui a Daihatsu Motor e Hino Motors.

(Com informações das agências Reuters e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*