Sociedade

Expectativa de vida da mulher japonesa aumenta e continua a mais alta do mundo

Em relação aos homens japoneses, a expectativa de vida passa de 80 anos pela primeira vez.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo


A expectativa de vida das mulheres japonesas em 2013 ficou em 86,61 anos, o que revela um aumento de 0,2 anos e, novamente, a maior expectativa de vida do mundo, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (1) pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão.

Em relação aos homens, a expectativa ficou em 80,21 anos, um aumento de 0,27 anos em em relação a 2012, o que representa a primeira vez em que o gênero masculino supera a barreira dos 80 anos no país.

Durante 26 anos seguidos, até 2010, as japonesas gozaram da maior longevidade do mundo. No entanto, em 2011 e 2012, foram superadas pelas mulheres de Hong Kong, principalmente devido ao grande número de mortes (mais de 20 mil) causadas pelo terremoto de magnitude nove na escala Richter e o posterior tsunami que devastou o nordeste do Japão em 11 de março de 2011.

Além disso, as informações divulgadas situam os homens japoneses com a quarta maior expectativa de vida do mundo, atrás dos de Hong Kong, Islândia e Suíça.

Os números deste ano também mostram uma redução na diferença entre a expectativa de vida de japoneses e japonesas, que agora é de 6,4 anos.

Assim, o Japão se transforma em um dos poucos lugares do mundo onde a esperança de vida é superior aos 80 anos para ambos os gêneros.

O Ministério da Saúde considerou que o avanço de 2013 responde a uma menor mortalidade no que diz respeito a doenças como câncer, pneumonia e problemas cardiovasculares.

Além disso, prevê que a longevidade da população japonesa continue aumentando por causa do avançado sistema de saúde pública e dos bons hábitos alimentícios no país.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta