Toyota registra primeira queda no lucro líquido em 4 anos

A alta dos custos de materiais influenciou a queda. Ainda assim, a Toyota projeta aumento de 5% no lucro deste ano, uma vez que pretende aumentar a produção.
Emblema da Toyota | ©Depositphotos
©Depositphotos

A Toyota Motor informou que seu lucro líquido caiu 14% no ano fiscal de 2022 em relação ao ano anterior, para 2,45 trilhões de ienes (US$ 18 bilhões), a primeira queda em quatro anos devido ao aumento dos custos de materiais, de acordo com a Kyodo News.

O lucro operacional do ano fiscal de 2022, encerrado em março deste ano, caiu 9%, para 2,73 trilhões de ienes, embora a montadora japonesa tenha registrado vendas recordes de 37,15 trilhões de ienes, ajudada pelo iene mais fraco, que “incha” suas vendas no exterior quando repatriadas.

Para o atual ano comercial até março próximo, a Toyota espera que o lucro líquido aumente 5,2%, para 2,58 trilhões de ienes, uma vez que espera um crescimento na capacidade de produção.

A montadora japonesa prevê que seu lucro operacional aumente 10,1%, para um recorde de 3 trilhões de ienes, enquanto projeta que sua venda bruta atinja um recorde de 38 trilhões de ienes, ou alta de 2,3%, no atual ano fiscal, que encerra em março de 2024.

Recentemente, a Toyota teve sua primeira mudança de liderança em 14 anos, com Koji Sato, ex-chefe da divisão Lexus, substituindo Akio Toyoda como presidente da maior vendedora de automóveis do mundo.

Sato prometeu fortalecer os negócios de carros totalmente elétricos em uma coletiva de imprensa após a divulgação de seus resultados financeiros, ao mesmo tempo em que disse que a Toyota manterá sua “estratégia de caminhos múltiplos” para oferecer uma ampla seleção de “veículos verdes”, incluindo carros híbridos e veículos movidos a células de combustível.

“A chave é melhorar nossas capacidades de desenvolvimento de produtos de maneira ágil”, disse Sato sobre seus EVs (Electric Vehicles). “Também vamos considerar a parceria com outras empresas como uma opção para expandir nossa linha e fazer produtos atraentes.”

A Toyota espera investir cerca de 5 trilhões de ienes para atingir a meta de vender 3,5 milhões de veículos elétricos até 2030.

A ideia da Toyota é mostrar um modelo conceitual para a próxima geração de EV que planeja lançar em 2026 no Japan Mobility Show, em Tóquio.

No último ano fiscal, os custos crescentes do aço e do alumínio reduziram o lucro operacional da Toyota em 1,55 trilhão de ienes, embora o efeito positivo da queda do iene e das vendas rápidas no Japão, bem como em outros mercados asiáticos, tenham ajudado a mitigar grande parte dos impactos de custos altos, disse a montadora.

“Percebemos que ainda havia espaço para melhorias, apesar das circunstâncias desafiadoras”, disse Sato. “Vamos aumentar nossa resistência a fatores flutuantes, como custos de materiais e câmbio”.

Recorde de produção

No início deste ano, a Toyota anunciou que pretende produzir até 10,6 milhões de veículos em 2023, o que será a sua maior produção anual de todos os tempos.

A meta da Toyota tem grandes chances de ser alcançada, isso porque, mesmo com as interrupções globais no fornecimento de peças por falta de insumos em 2022, a Toyota produziu aproximadamente 9 milhões de veículos no período de janeiro a dezembro do ano passado. 

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Adolescentes mascarados assaltam joalheria de luxo em Tóquio | Reprodução / Edição MN

Adolescentes são detidos suspeitos de assaltar joalheria de luxo em Tóquio

Next Article
Vista aérea da Floresta Amazônica | ©Depositphotos

Desmatamento na Amazônia registra a menor taxa em 3 anos

Related Posts