A Toyota Motor anunciou nesta segunda-feira (16) que pretende produzir até 10,6 milhões de veículos em 2023, o que pode ser sua produção anual mais alta, informou a Kyodo News, site de notícias da Agência Kyodo.
A gigante automobilística japonesa acrescentou, no entanto, que o valor final pode ser até 10% menor devido a possíveis interrupções no fornecimento de peças.
A Toyota estabeleceu a meta de tornar mais fácil para seus fornecedores e outras partes interessadas fazer planos em relação à mão de obra necessária e à capacidade do equipamento.
Ele disse que definiu a “faixa de flutuação de risco descendente de aproximadamente 10 por cento”, já que a produção depende da estabilização no fornecimento de peças na Ásia, tais como semicondutores, o que ainda “permanece incerto”.
Em 2019, a Toyota produziu mais de 9,1 milhões de unidades, sua maior produção anual.
Por sua vez, em 2022, a maior montadora do Japão fabricou cerca de 8,3 milhões de carros no período de janeiro a novembro e anunciou seu plano de fabricar 750 mil unidades em dezembro.
A escassez de peças está causando restrições de produção prolongadas, forçando os consumidores a esperar um longo tempo por carros novos.
Para lidar com a questão, o diretor de comunicação da Toyota, Jun Nagata, disse durante uma entrevista online: “Vamos reduzir o tempo de entrega (de peças), priorizando o mercado doméstico” e prometeu trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores da montadora para minimizar o impacto de escassez de peças.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos