Japão entra em alerta máximo com recorde de casos de Covid-19

Japão está sofrendo nova onda de infecções por coronavírus. O país tem registrado recorde de mais de 2 mil casos diários.
Pessoas usando mascara na estacao de Toquio Foto AP Free 20111068506028 1587362294068
Foto: AP/Free

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que o país está em “alerta máximo” depois de alcançar um número recorde de infecções diárias por Covid-19. Na última quarta-feira (18), mais de 2 mil novos casos de contaminação foram registrados no Japão, com Tóquio somando quase 500, noticiou hoje a agência RFI.

Embora esses números sejam relativamente baixos em comparação aos de outros países, como o Brasil e os EUA, por exemplo, eles mostram um agravamento da pandemia no território japonês, que não realiza testes de detecção em grande escala.

“Considero que estamos em situação de alerta máximo”, declarou o primeiro-ministro em coletiva de imprensa na quinta-feira. “Peço ao povo japonês que tome medidas sistematicamente, como o uso da máscara”, continuou Suga.

O premiê afirmou que apoiará as regiões que obrigarem os comércios a fechar mais cedo. Medidas como limitar a quatro o número de pessoas por mesa em restaurantes devem ser consideradas.

Até agora, as medidas adotadas no Japão desde o início da pandemia não eram obrigatórias, mas apelavam à responsabilidade da população e à pressão social. O país tem aumentado o número de testes de diagnóstico, mas eles ainda continuam limitados.

Todos os dias, entre 5 mil e 6 mil pessoas são examinadas na capital de cerca de 14 milhões de habitantes. Desde janeiro, o Japão registrou 121 mil casos de coronavírus e pouco mais de 1,9 mil mortes.

Loja contrata robô para incentivar uso de máscara

Para motivar os clientes a usarem máscara, uma loja japonesa decidiu confiar essa delicada tarefa a um robô. Chamado de Robovie, o humanoide trabalha em uma loja de esportes em Osaka, cidade localizada no oeste do Japão e a terceira maior cidade do país em volume de pessoas.

Robo Robovie orientando cliente a usar mascara em loja em Osaka Foto Asahi compressed
Robô Robovie orienta cliente a usar máscara na loja do Clube Cerezo Osaka | Foto: Reprodução

Robovie faz parte de um experimento do instituto de pesquisa ATR em Kyoto, ou Quioto, que desenvolveu a máquina.

Equipado com câmeras e laser de detecção (Lidar), o Robovie identifica os clientes que estão sem máscara ou muito próximos entre si – neste caso, ele pede aos clientes que mantenham distância uns dos outros.

De acordo com site The Guardian, o teste, que começou na semana passada na loja do Clube Cerezo Osaka, vai durar pelo menos até o final deste mês

Os desenvolvedores do Robovie, que estão por trás de uma série de inovações robóticas no país, esperam que o experimento reduza o contato próximo entre os clientes e também com os funcionários.

A ideia de usar Robovie também é porque os desenvolvedores acreditam que a maioria das pessoas se sentirá menos envergonhada ao ser chamada atenção  por um robô no lugar de outro ser humano.

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: RFI | The Guardian.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Osaka | Foto: Reprodução/Kyodo

Veja o ranking das cidades mais caras e mais baratas do mundo

Next Article
Turistas da China chegam ao aeroporto japones de Narita Foto Kai Fujii compressed

Japão limita promoção ao turismo após alta de casos de coronavírus

Related Posts