Receita de carpaccio à moda japonesa; incluindo o molho

Originário da Itália, o carpaccio foi adotado pela culinária japonesa, mas com algumas alterações: substituindo a carne bovina pelo peixe, além da adição de um molho especialmente saboroso.
Carpaccio Japonês | ©Naoko-sensei

O carpaccio de peixe é igualmente ou até mais saboroso do que o tradicional carpaccio de carne, uma iguaria original da Itália e composta de finíssimas fatias cruas de carne de boi. Esse prato, no entanto, foi adotado pela culinária japonesa, mas com algumas alterações, substituindo a carne bovina pelo peixe, além da adição de um molho especialmente saboroso.

O carpaccio de peixe, por exemplo, leva um molho japonês semelhante ao ponzu, além de pimenta do reino branca, o que deixa o carpaccio com um saboroso gostinho picante.

Carpaccio de salmão |   ©Maria Rosa / Mundo-Nipo
Carpaccio de salmão | ©Maria Rosa / Mundo-Nipo

Mas o melhor de tudo é que o prato é fácil e rápido de preparar, além de saboroso e muito nutritivo.

Veja, abaixo, como preparar um delicioso carpaccio de salmão:

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 200 g de filé de salmão fresco e limpo
  • cebolinha picada (quantidade a gosto)
  • pimenta do reino branca (quantidade a gosto)
Para o Molho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (Shoyu)
  • suco de 1 limão
  • sal à gosto
Modo de Preparo

1. Com uma faca apropriada, de preferência que seja bem afiada, divida a peça do peixe em dois retângulos, com largura de aproximadamente 4 cm. Depois corte cada uma delas em fatias bem finas. Obterá melhor resultado no corte se colocar a faca num ângulo de 90 graus;

2. Arrume as fatias sobrepostas em um prato raso de tamanho médio;

3. Em uma vasilha, despeje o azeite, o molho de soja, o suco de limão e mexa por alguns segundos, o suficiente para que se misturem;

4. Distribua o molho por cima das fatias de peixe;

5. Salpique o carpaccio com a cebolinha picada;

6. Depois, se preferir, polvilhe com um pouco de pimenta do reino branca.

Sobre os ingredientes

De acordo com a japonesa Naoko-sensei (professora de culinária), o salmão pode ser substituído por outro peixe, como namorado ou atum. Pode ainda ser preparado com dois ou três tipos de peixes, desde que sejam consistentes e que não desmanche em razão do corte fino.

A pimenta do reino branca pode ser substituída pela preta. Porém, vale ressaltar que a pimenta do reino branca não agride o sistema digestivo, ou seja, é mais saudável.

Total
43
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
43
Share