Receita de yasai no fukumeni: raiz de lótus com shitake e vegetais

A raiz de lótus (renkon na gastronomia japonesa) é o ingrediente principal do yasai no fukumeni, um prato muito popular e que está presente no cardápio diário dos japoneses.
Yasai no fukumeni | ©NHK Cooking

O yasai no fukumeni tem como ingrediente principal a raiz de lótus, que é nada mais do que a raiz da flor de lótus. Na culinária japonesa, essa raiz é chamada de renkon, que é o rizoma da flor de lótus que cresce dentro da água. Aliás, existem lótus do tipo ornamental e do tipo comestível, ou seja, o renkon.

Veja, abaixo, uma receita prática de yasai no fukumeni, um prato muito popular e que está presente no cardápio diário dos japoneses.

Ingredientes (4 porções)
Ingredientes do yasai no fukumeni | ©NHK Cooking
Ingredientes do yasai no fukumeni | ©NHK Cooking
  • 1 batata doce (250 g)
  • 1 pedaço ou 200gm de renkon / raiz de lótus (pode ser substituído por igual quantidade de nabo)
  • 4 cogumelos shiitake frescos
  • 50 g de vagens (cerca de 8)
  • 8 centímetros quadrados de folha de alga kombu (pode ser omitido, caso não seja disponível)
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • Uma pitada de sal (opcional)
Modo de preparo

1. Corte a batata-doce com casca em rodelas de 1 cm de espessura e mergulhe-as imediatamente na água para que não se descolorem. Descasque a raiz de lótus e corte-a em rodelas um pouco mais finas que as da batata-doce e mergulhe-as também imediatamente na água. Retire os talos dos cogumelos shiitake e lave rapidamente os píleos (chapéus). Remova as partes fibrosas das vagens e corte-as em partes com 4 cm de comprimento.Coloque a alga kombu em uma panela com 2 e 1/2 xícaras (ou 500 ml) de água e deixe-a de molho por 15 minutos.

Modo de preparo do yasai no fukumeni | ©NHK Cooking
Modo de preparo do yasai no fukumeni | ©NHK Cooking

2. Cozinhe os vegetais. Coloque a batata-doce em uma panela com água suficiente para cobri-la. Deixe ferver em fogo médio e, em seguida, reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos. Faça o mesmo com a raiz de lótus, mas cozinhe por cerca de 15 a 20 minutos. Use um espeto para verificar o cozimento dos legumes. Sua consistência deve ser um pouco firme. Quando os vegetais ficarem macios o suficiente para o palito passar, retire-os e escorra-os em peneiras separadas. Adicione as vagens na água fervente, cozinhe por 2 minutos e, depois de cozidas, escorra-as em uma peneira.

3. Coloque a batata-doce, a raiz de lótus e os cogumelos na panela com a alga konbu. Deixe ferver em fogo médio e, em seguida, reduza o fogo. Adicione o açúcar e, então, coloque um “otoshibuta”, uma tampa menor que a panela, sobre os ingredientes e cozinhe por 5 minutos. Adicione o shoyu e cozinhe por mais 5 minutos. Verifique o cozimento da batata-doce e da raiz de lótus com um espeto. Se ele perfurar facilmente os legumes, prove o sabor do líquido e cozinhe até que o caldo obtenha um sabor um pouco mais forte que uma sopa comum. Adicione um pouco de sal se o gosto estiver muito adocicado. Finalmente, acrescente as vagens e desligue o fogo. Deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

Informações

O renkon é o rizoma da flor de lótus que cresce dentro da água. Existem lótus do tipo ornamental e do tipo comestível. A raiz de lótus é formada por tubérculos ligados um ao outro nas partes estreitas das extremidades, assemelhando-se a salsichas em corda e podendo alcançar cerca de 1m de comprimento.

Os tubérculos têm uma cor leitosa e, em geral, cerca de 10 cm de diâmetro. Cortando-os, veem-se cerca de 10 orifícios que servem para deixar o ar passar.

A raiz de lótus era um produto popular usado no preparo de comidas na região da bacia do rio Yangtzé, na China, desde antes da era cristã. A cultura do consumo de raiz de lótus foi então transmitida para o Japão. Hoje, a China e o Japão são os principais consumidores deste delicioso vegetal.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrição de Uso na Política do Site.

Total
1
Shares
Previous Article
Kanamara Matsuri | ©Media Commons

Japão celebra Festival do Pênis neste final de semana

Next Article
Microchip eletrônico | ©Depositphotos

Japão quer triplicar vendas de chips até 2030

Related Posts