Artes

Kokeshi, a boneca “kawaii” mais popular do Japão

Bonecas kokeshi estilo moderno (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

As kokeshis têm fãs no mundo inteiro. Porém, muitos não sabem que existe vários estilos dessa adorável boneca…

Atualizado em 30/11/2018

A famosa boneca kokeshi é uma das artes originárias do Japão mais querida no mundo inteiro. Contudo, grande parte dos fãs estrangeiros desconhece a inúmera variedade de kokeshi produzida no país, cada qual se distingue de acordo com a região em que é produzida.

Variedade de kokeshi (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Variedade de kokeshi (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Tradicionalmente, a kokeshi é confeccionada artesanalmente em madeira, medindo de 5 cm a 15 cm e feitas de forma bem simples, mas isso não representa facilidade em sua confecção, que exige muita habilidade do artesão, comumente passada de pai para filho.

O formato de praticamente todas as variedades de kokeshi não tem braços nem pernas, mas uma grande cabeça redonda com feições infantis e um corpo cilíndrico, decorado com pinturas. Madeiras das árvores de corniso e de cerejeira são usadas como matéria prima da kokeshi.

Esse estilo de kokeshi “elegante” surgiu no início do Século 19 | Foto: AsianWiki

A madeira é colocada dentro de um torno mecânico e talhada enquanto giradas. Depois de completamente moldada, o cabelo, os olhos e o nariz são pintados no rosto e o quimono no corpo, muitas têm estampas florais, bastante coloridas.

Já as “kokeshis tradicionais”, surgidas no Japão antigo (há cerca de meio século), não possuem muitos detalhes: são mais cilíndricas, com a cabeça grande e corpo cumprido.

A maioria é fabricada na região de Tohoku (nordeste do Japão). Cada localidade da região possui seu próprio estilo de kokeshi, mas pode-se encontrar qualquer variedade dessas bonecas em todas as áreas turísticas do Japão.

Variedade de Kokeshi Momiji

As variedades de kokeshi são muitas, que vão desde as mais tradicionais até as contemporâneas. A mais famosa, no entanto, é a kokeshi com feições infantis: corpo pequeno, cabeça grande e muito colorida. Essa variedade, que é a preferida dos estrangeiros, ganhou a alcunha internacional de “kokeshi kawaii” (boneca fofa). Por conta da crescente popularidade, as “kokeshi kawaii” são exportadas para praticamente todo o mundo.

Estilos de boneca kokeshi moderna (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Bonecas kokeshi estilo moderno (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Simbologia e origem do nome
No livro Legends of Japan, de Hadland Davis, diz que o real significado do nome Kokeshi é “crianças perdidas”. Em tempos antigos, acreditavam que elas simbolizam a alma das crianças, levando todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida. Contudo, a crença atual diz que as kokeshi são símbolos de sorte.

Representatividade das cores
Ainda de acordo com o livro, a cor primária na pintura da kokeshi, a que mais sobressai, tem seu significado: Rosa (delicadeza); Amarelo (alegria); Azul (inteligência); Lilás (beleza); Verde (liberdade); Vermelho (sucesso); Branco (tranqüilidade ou paz); Preto (modernidade).

Confira abaixo o vídeo que mostra um experiente artesão da cidade de Sendai, Yasuo Okazaki, produzindo uma kokeshi tradicional, ou seja, com cabeça grande e corpo cumprido:

Principais fontes de pesquisa
• Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis
• Livro: Japan – Dictionary Culture and Civilization | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário