Atualizada em 05/04/2024
A famosa boneca kokeshi é uma das artes originárias do Japão mais querida no mundo inteiro. Contudo, grande parte dos fãs estrangeiros desconhece a grande variedade de kokeshi produzida no país, cada qual se distingue de acordo com a região em que é produzida.
Tradicionalmente, a kokeshi é confeccionada artesanalmente em madeira, medindo de 5 cm a 15 cm e feitas de forma bem simples, mas isso não representa facilidade em sua confecção, que exige muita habilidade do artesão, comumente passada de pai para filho.
O formato de praticamente todas as variedades dessa boneca não tem braços nem pernas, mas uma grande cabeça redonda com feições infantis e um corpo cilíndrico, decorado com pinturas. Madeiras das árvores de corniso e de cerejeira são usadas como matéria prima.
A madeira é colocada dentro de um torno mecânico e talhada enquanto girada. esse processo é feito em duas partes, para a cabeça e o corpo.
Depois de completamente montada, o cabelo, os olhos e o nariz são pintados no rosto e o quimono no corpo, muitas têm estampas florais, bastante coloridas.
Kokeshi tradicional
As “kokeshis tradicionais” surgiram no Japão antigo. Elas têm o corpo esguio e a pintura é feita diretamente na madeira que, por sua vez, é encerada.
A maioria é fabricada na região de Tohoku (nordeste do Japão). Cada localidade da região possui seu próprio estilo, mas pode-se encontrar qualquer variedade dessas bonecas sendo vendidas em todas as áreas turísticas do Japão.
As variedades de kokeshi são muitas, que vão desde as mais tradicionais até as contemporâneas. A mais famosa, no entanto, é que tem feições infantis: corpo pequeno, cabeça grande e muito colorida.
Essa variedade, que é a preferida dos estrangeiros, ganhou a alcunha internacional de kokeshi “kawaii” (fofa). Por conta da crescente popularidade, essa variedade é exportada para praticamente todo o mundo.
Simbologia e origem do nome
No livro Legends of Japan, de Hadland Davis, diz que o real significado do nome Kokeshi é “crianças perdidas”. Em tempos antigos, acreditavam que elas simbolizam a alma das crianças, levando todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida.
Na crença atual da cultura japonesa diz que a boneca estilo kokeshi é um amuleto, proporcionando sorte para queles que a possui.
Representatividade das cores
Ainda de acordo com o livro, a cor primária na pintura da kokeshi, a que mais sobressai, tem seu significado.
Confira abaixo o significado das cores primária de kokeshi:
Rosa: delicadeza
Amarelo: alegria
Azul: inteligência
Lilás: beleza
Verde: liberdade
Vermelho: sucesso
Branco: tranquilidade ou paz
Preto: modernidade
Veja, a seguir, um vídeo que mostra um experiente artesão Yasuo Okazaki, da cidade de Sendai, no nordeste japonês, produzindo uma kokeshi tradicional, ou seja, com cabeça grande e corpo cumprido:
Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
• Livro Myths and Legends of Japan
• Livro Japan – Dictionary Culture and Civilization
Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.