Kokeshi, a boneca mais popular do Japão

A kokeshi é querida no mundo inteiro. Porém, muitos de seus fãs não sabem que há uma grande variedade dessa adorável boneca.
Variedades de kokeshi Foto Creative Commons
Bonecas kokeshi | Foto: Creative Commons

A famosa boneca kokeshi é uma das artes originárias do Japão mais querida no mundo inteiro. Contudo, grande parte dos fãs estrangeiros desconhece a grande variedade de kokeshi produzida no país, cada qual se distingue de acordo com a região em que é produzida.

Variedade de kokeshi (Foto: Montagem Mundo-Nipo)
Variedades de kokeshi | Foto: Montagem Mundo-Nipo.com

Tradicionalmente, a kokeshi é confeccionada artesanalmente em madeira, medindo de 5 cm a 15 cm e feitas de forma bem simples, mas isso não representa facilidade em sua confecção, que exige muita habilidade do artesão, comumente passada de pai para filho.

O formato de praticamente todas as variedades dessa boneca não tem braços nem pernas, mas uma grande cabeça redonda com feições infantis e um corpo cilíndrico, decorado com pinturas. Madeiras das árvores de corniso e de cerejeira são usadas como matéria prima.

Kokeshi dupla elegante tradicional MN 16 10 18
kokeshi “elegante” surgiu no início do Século 19 | Foto: AsianWiki

A madeira é colocada dentro de um torno mecânico e talhada enquanto girada. esse processo é feito em duas partes, para a cabeça e o corpo.

Depois de completamente montada, o cabelo, os olhos e o nariz são pintados no rosto e o quimono no corpo, muitas têm estampas florais, bastante coloridas.

Kokeshi tradicional

As “kokeshis tradicionais” surgiram no Japão antigo. Elas têm o corpo esguio e a pintura é feita diretamente na madeira que, por sua vez, é encerada.

Estilos de kokeshi tradicional
Onze estilos kokeshi tradicional | Foto: Japan Guide

A maioria é fabricada na região de Tohoku (nordeste do Japão). Cada localidade da região possui seu próprio estilo, mas pode-se encontrar qualquer variedade dessas bonecas sendo vendidas em todas as áreas turísticas do Japão.

Kokeshi momiji varias MN 22 10 18
A versão contemporânea Momiji é a única kokeshi que tem braço

As variedades de kokeshi são muitas, que vão desde as mais tradicionais até as contemporâneas. A mais famosa, no entanto, é que tem feições infantis: corpo pequeno, cabeça grande e muito colorida.

Essa variedade, que é a preferida dos estrangeiros, ganhou a alcunha internacional de kokeshi “kawaii” (fofa). Por conta da crescente popularidade, essa variedade é exportada para praticamente todo o mundo.

Estilos de boneca kokeshi moderna (Foto: Montagem Mundo-Nipo)
Bonecas kokeshi estilo moderno | Foto: Montagem Mundo-Nipo.com
Simbologia e origem do nome

No livro Legends of Japan, de Hadland Davis, diz que o real significado do nome Kokeshi é “crianças perdidas”. Em tempos antigos, acreditavam que elas simbolizam a alma das crianças, levando todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida.

Na crença atual da cultura japonesa diz que a boneca estilo kokeshi é um amuleto, proporcionando sorte para queles que a possui.

Representatividade das cores

Ainda de acordo com o livro, a cor primária na pintura da kokeshi, a que mais sobressai, tem seu significado.

Confira abaixo o significado das cores primária de kokeshi:

Rosa: delicadeza
Amarelo: alegria
Azul: inteligência
Lilás: beleza
Verde: liberdade
Vermelho: sucesso
Branco: tranquilidade ou paz
Preto: modernidade

Veja, a seguir, um vídeo que mostra um experiente artesão da cidade de Sendai, Yasuo Okazaki, produzindo uma kokeshi tradicional, ou seja, com cabeça grande e corpo cumprido:

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Livro: Myths and Legends of Japan | Autor: F. Hadland Davis;
Livro: Japan “Dictionary Culture and Civilization” | Autores: Frederic Louis David e Alvaro Iwang.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 29/06/2021.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
211
Shares
Previous Article
Terremoto no leste do Japao em 20 07 2016 Foto Reproducao JMA 900x600 02

Leste do Japão é atingido por mais um terremoto, o terceiro em 4 dias

Next Article
Nissan kicks Rio 2016

Estreia mundial do novo Nissan Kicks será no Brasil, no início das Olimpíadas

Related Posts