Veja as principais regras de etiqueta em restaurante japonês

A falta de conhecimento do cliente em um restaurante japonês pode levar os “desavisados” a cometer “gafes” consideradas falta de respeito à cultura japonesa.
Hostess de restaurante japonês instruindo clientes à mesa | ©Kyoto Kyoko JP

Atualizado em 14/01/2023

Frequentar restaurante japonês já virou hábito para muitos brasileiros, notoriamente um país amante da culinária japonesa. Tanto que, em alguns lugares do Brasil, existem mais restaurantes japoneses do que churrascarias, o que pode ser visto, principalmente, nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Restaurante Tanaka Lagoa | ©Maria Rosa / Mundo-Nipo
Restaurante japonês Tanaka Lagoa | ©Maria Rosa / Mundo-Nipo

Por conta disso, muitos dos costumes e tradições do Japão, trazidos para o país pelos imigrantes japoneses, acabaram se perdendo ou até mesmo mudando em decorrência do tempo. Essa falta de conhecimento pode levar os “desavisados” a cometer “gafes” que, aos olhos dos japoneses, podem ser consideradas falta de respeito à cultura japonesa.

Veja abaixo 5 dicas de etiqueta à mesa para serem usadas em qualquer restaurante japonês do planeta, inclusive no Japão:
1 irashaimase
Recepcionista em restaurante japonês | ©Fotolia
Recepcionista em restaurante japonês | ©Fotolia

Ao entrar em um restaurante japonês, se algum funcionário lhe recepcionar com um grito de “irashaimase”, não se preocupe, pois está apenas desejando boas-vindas. Basta acenar positivamente com a cabeça.

2 Oshibori
Oshibori, ou otefuki, é uma pequena toalha umedecida e quente que é oferecida em restaurantes japoneses tradicionais. Ela serve para limpar a mão | ©Stockvault
Oshibori ou otefuki | ©Stockvault

Nos restaurantes mais tradicionais, ao sentar à mesa, o cliente é recepcionado com pequenas toalhas quentes conhecidas como “oshibori” e também como “otefuki”. Elas servem para limpar a mão. Depois de limpá-la, é só colocar a toalha de volta à mesa, sem dobrar. No Japão, algumas pessoas costumam por hábito limpar o rosto com essa toalha, o que não é usual no Brasil.

3 Hashi
Hashi é o talher oficial japonês  | Foto: Asian Shop
Hashi é o talher oficial japonês | ©Asian Shop

A maneira correta para segurar os famosos pauzinhos para comer (hashi) é sempre do seu centro para cima. Segurando pela parte inferior, o movimento para pegar os alimentos é mais difícil. Nunca aponte o hashi para as pessoas ou gesticule com ele. Tais gestos são considerados extrema falta de educação. Além disso, esperar alimentos com o hashi na vertical refere-se à morte.

Na hora de apoiar o hashi, utilize suporte próprio. Caso não exista um na mesa, dobre o papel da embalagem do hashi e utilize-o para apoiá-lo.

4 Tomando sopa
No Japão, é comum fazer barulho ao tomar caldo | ©Tofugu
No Japão, é comum fazer barulho ao tomar caldo | ©Tofugu

Se no Brasil fazer barulho ao tomar sopa pode ser considerado falta de educação, no Japão não é. Dica: evite no Brasil, mas sinta-se à vontade no Japão.

VEJA TAMBÉM
 5 hábitos rudes que não são considerados falta de educação no Japão

5 Usando o tchawan
Missoshiru / caldo de missô | ©EXPJA/Yuka
Missoshiru | ©EXPJA/Yuka

Ao tomarmos missoshiru (veja a receita), o tchawan ou chawam (pequena tigela japonesa usada para o consumo de caldo ou de arroz) deve ser levado próximo à boca. Para tomar o caldo, pode continuar segurando o hashi ou descansá-lo, mas não tome o caldo manipulando o hashi no tchawan.

O tchawan deve ser segurado com a mão direita e jamais coloque o dedo polegar dentro dele. No caso das mulheres, o certo é pegá-lo com as duas mãos para levá-lo à boca.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site /blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
6
Shares
Previous Article
Avioes da ANA Foto Kyodo 900x600 22032016

Japonesa ANA é a 4º companhia aérea mais segura do mundo; veja ranking 2017

Next Article
Foguete Epsilon Foto Kyodo Jaxa

Japão apresenta foguete de baixo custo para lançar microssatélites

Related Posts