Atualizado em 19/05/2023
Uma antiga prática japonesa de enrolar bebês em panos vem se tornando uma terapia alternativa muito popular em Tóquio, onde adultos tem procurado esse inusitado tratamento para aliviar dores e outros benefícios à saúde.
De acordo com uma matéria da agencia de notícias Ruptly, os pacientes são amarrados em uma espécie de saco, colocados em uma posição semelhante à de uma criança dentro do útero da mãe. Depois são balançados suavemente de um lado para o outro.
Cada sessão dura aproximadamente 20 minutos e custa cerca de 30 dólares. Segundo a matéria, a terapia chamada “Otonamaki” ajuda aliviar dores nas costas, além de auxiliar na correção da postura, atenuar o estresse e a rigidez muscular. O tratamento é bastante popular entre as mulheres no pós-parto.
A terapia foi introduzida em 2015 pela parteira japonesa Nobuko Watanabe, como uma forma alternativa de massagem para aliviar o estresse e problemas físicos em adultos. “Desde então, o tratamento Otonamaki vem se tornando uma tendência no Japão”, destaca a Ruptly.
VEJA TAMBÉM
⇨ Mães ‘multitarefas’ no Japão têm jornadas de trabalho intermináveis
No entanto, a técnica divide opiniões. “Simplesmente, não consigo entender como as pessoas podem se beneficiar disso”, afirmou o quiroprático Shiro Oba.
Oba se mostrou cético sobre os resultados obtidos com o tratamento Otonamaki. Ele recomenda que pessoas com dores nas costas procurem um médico antes de tentar qualquer tipo de terapia não convencional.
Em contrapartida, massoterapeutas entrevistados pelo Asahi Shimbun aprovam a técnica em adultos quando usada para aliviar dores provocadas pelo nervo ciático, enquanto profissionais da saúde mental sugerem a terapia como “alternativa adjunta de tratamento” para aliviar o estresse, segundo o Asahi.
== Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)
Créditos do vídeo: Canal TRT World