Cerimônia de limpeza do “Grande Buda de Nara” é realizada para celebrações do Obon

Anualmente, a maior estátua de Buda do Japão, e também a maior de bronze do planeta, é submetida a uma cerimônia de limpeza.

O “Grande Buda de Nara”, a maior estátua de Buda do Japão, e também a maior de bronze do planeta, passou por sua limpeza anual, em ritual que é realizado tradicionalmente no meio do verão japonês.

 

Grande Buda de Nara sendo limpo (Imagem: Reprodução)
O “Grande Buda de Nara”, com seus quase 15 metros de altura, é a maior estátua de bronze do mundo (Imagem: Reprodução)

 

A gigantesca estátua de bronze está localizada no centro do pavilhão principal do Templo Todaiji, em Nara, região oeste do país, onde é abrigada pela maior construção em madeira do mundo.

Anualmente, todo dia 7 de agosto, o Templo Todaiji é submetido a uma remoção de pó antes do início do Festival Obon, celebração em que as pessoas prestam homenagem a seus ancestrais.

 

Grande Buda de Nara passa por cerimônia de limpeza (Imagem: Reprodução)
A cerimônia de limpeza é realizada anualmente, todo dia 7 de agosto (Imagem: Reprodução)

 

Na manhã de quarta-feira (hora local), monges realizaram a cerimônia em que se acredita que a alma do “Grande Buda” saia temporariamente da imagem.

 

Sobre a província de Nara

A cidade de Nara foi sede da primeira capital imperial do Japão, antes de Kyoto, entre os anos 710 e 784. Nesse período, surgiram monumentais obras a exemplo do Templo Todaiji. As grandes dimensões estão diretamente relacionadas com o panorama político do século VIII, quando o imperador Shomu (724-749) e seus descendentes estabeleceram um forte governo centralizador e o budismo como religião oficial da nação.

De acordo com relatos históricos, o Todaiji funcionava como um centro de pesquisa e difusão da doutrina budista. Era uma espécie de “quartel-general” dentro de um sistema chamado Kokubunji, constituído por uma rede de templos erguidos por ordem do imperador em várias outras províncias e ligados aos clãs que detinham o poder em cada região.

 

Sobre o “Grande Buda de Nara”

Entre as várias esculturas de extraordinário valor religioso, histórico e artístico que constituem o tesouro do Tempo Todaiji, encontra-se a imensa estátua chamada originalmente de Nara-no-daibutsu (Grande Buda de Nara).

O Grande Buda, com a colossal altura de quase 15 metros, levou cerca de três anos para ser construído e foi finalizado no ano 749. O pavilhão que lhe dá cobertura foi inaugurado com uma grande cerimônia em 752. Mas foi quase destruído após sofrer alguns incêndios devido a constantes guerras no período Nara. A edificação atual é datada de 1709. Portanto, a versão que podemos contemplar atualmente tem pouco mais de três séculos.

A estátua do Daibutsu reproduz a imagem do “Buda Vairocana” , que representa o Buda da luz da sabedoria e da compaixão infinita. Ela representa o momento em que o ex-príncipe Shakyamuni, sentado em meditação sob uma árvore, alcançou a iluminação, transcendendo o tempo e o espaço.

Na base da estátua existem pétalas de lótus, como se o Buda estivesse gravitando sobre essa flor sagrada. Simboliza o “mundo da iluminação” narrado nos textos budistas e expressa a noção de que os seres não possuem uma existência isolada. Todos os fenômenos e vidas estão intimamente relacionados em um universo envolto pela luz da sabedoria do Vairocana e de seus ensinamentos que ajudam a salvar os seres do sofrimento.

As informações da notícia são da NHK World e as informações sobre o “Grande Buda de Nara” é do pesquisador Reginaldo Okada.

 

Para saber mais sobre Cultura japonesa, clique em mundo-nipo.com/cultura-japonesa. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso .

Total
0
Shares
Previous Article

Imperatriz Michiko homenageia duas enfermeiras com medalhas Florence Nightingale

Next Article

Representante do Vaticano homenageou vítimas de Hiroshima

Related Posts