Nebuta Matsuri, um dos festivais de verão no Japão

O Nebuta é um dos mais populares festivais de verão no Japão. Ele é famoso pelos coloridos e gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas.
Festival Nebuta Foto Wikimedia Commons 0957274 900x600 1
Festival Nebuta | Foto: Creative Commons

O Festival Nebuta (Nebuta Matsuri) é um dos maiores e mais tradicionais da região de Tohoku, no nordeste do Japão. Todos os anos, as ruas das cidades de Aomori e de Hirosaki, ambas situadas mais ao norte do país, ficam coloridas com lanternas gigantes.

O evento é conhecido pelos ornamentados e gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas japonesas, que podem superar os 5 metros de altura por 10 metros de largura.

Festival Nebuta de Aomori Foto Creative Commons AR5727T 900x600 min
Carro alegórico no Festival Nebuta de Aomori | Foto: Creative Commons

Geralmente, a festa acontece entre os dias 2 e 7 de agosto e traz uma enormidade de atrações, incluindo queima de fogos, barracas de comidas típicas e desfiles de lanternas acompanhados por grupos de música tradicional, geralmente ao som de sinos, flautas e tambores – tudo isso é parte do calendário dos Festivais de Verão que alegram as cidades japonesas.

Festival Nebuta de Aomori Foto Cortesia JNTO A2 900x600 11 01 2016
Tambores tradicionais fazem parte do Festival Nebuta de Aomori | Foto: Cortesia/JNTO
Nebuta – Lanternas dos carros alegóricos

Os desfiles acontecem pelas ruas dessas cidades e trazem os chamados “Nebutas”, que são lanternas tradicionais feitas com bambu e papel no formato de figuras e personagens tanto do folclore japonês como da história real do país, tais como samurais, heróis e guerreiros do Japão antigo.

Festival Nebuta de Aomori Foto Cortesia JNTO 164395
Carro alegórico com lanternas gigantes de carrancas no Festival Nebuta | Foto: Cortesia/JNTO

Essas lanternas gigantes são exibidas em carros alegóricos, e os personagens geralmente são no formato de samurais e heróis lendários em meio a criaturas místicas, que incluem animais, pássaros e até demônios. Por isso, o Nebuta simboliza a purificação da alma, enviando os espíritos do mal para o oceano.

Origem

Existem diferentes versões sobre a origem desse festival e uma delas é a de que surgiu como variação do ritual conhecido como “toro-nagashi”, um ritual de purificação e iluminação do caminho das águas para os espíritos.

Contam que o registro do primeiro Nebuta remonta ao período Muromachi (1336-1568), que foi criado durante um festival de verão em Kyoto.

Popularidade

Uma das razões para que o Nebuta Matsuri seja tão popular é a alegria e o colorido dos gigantescos carros alegóricos – uma espécie de carnaval japonês.

Festival Nebuta de Aomori Foto Cortesia JNTO A1 900x600 11 01 2016
Carro alegórico Festival Nebuta | Foto: Cortesia/JNTO

O evento conta com a maciça participação dos cidadãos das cidades onde o Nebuta Matsuri é realizado. O evento também atrai turistas de outras partes do Japão, além de muitos estrangeiros que vão ao país exclusivamente para participar do popularíssimo festival.

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Site: Vidasemvoltas
Jornal: The Asahi Shimbun

cone de atualização 01 Atualizado em 25/08/2020.

É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
70
Shares
Previous Article
Pessoas no centro de Dotombori em Osaka Foto Kyodo900x550 compressed

Consumo privado no Japão cai menos que o esperado no 1º tri

Next Article
Paródia que mescla a forma do coronavírus com logo dos jogos de Tóquio 02

Revista é criticada por paródia de logo dos Jogos de Tóquio com coronavírus

Related Posts