Umi no Hi: Dia do Mar no Japão

Japão é o único país do mundo a dedicar um feriado nacional ao mar. A data é celebrada com várias atividades no mar em todo o país.
A Grande Onda de Kanagawa obra de Hokusai Foto Creative Commons 900x600 02 min
“A Grande Onda de Kanagawa”, obra de Hokusai | Foto: Creative Commons

Atualizado em 15/07/2019

Desde os primórdios da civilização, o mar foi o elemento da natureza que influenciou profundamente o desenvolvimento, a sobrevivência e o poder das Nações. Para os japoneses também não foi diferente. Assim, em 1996, o mar ganhou a sua merecida homenagem: um feriado nacional no mês de julho.

No Japão, o mar tem sido homenageado desde o dia 20 de julho de 1941, com a instituição do Umi no Kinenbi [海の記念日] (Dia Comemorativo ao Mar) pelo Ministério das Comunicações. A data corresponde ao dia em que o Imperador Meiji desembarcou no porto de Yokohama, a bordo do navio Meiji Maru.

Formado por 6.852 ilhas, o Japão é uma nação totalmente cercada pelo mar (kaiyookoku), onde a pesca prospera e a oportunidade de contato com produtos marinhos é grande. Mediante isso, o Dia do Mar foi criado como forma de agradecimento e desejo de prosperidade. Essa iniciativa fez do Japão é o único país do mundo a dedicar um feriado nacional ao mar.

Inicialmente, a data era celebrada em 20 de julho, mas, a partir de 2003, o feriado passou a ser comemorado na terceira segunda-feira do mês de julho, após a introdução do “Happy Monday System”, quando algumas datas comemorativas são alteradas para as segundas-feiras com o intuito de prolongar o final de semana e não quebrar a rotina de trabalho no meio da semana.

O mês do mar é marcado por diversas comemorações, incluindo exibições especiais de aquários de todo o Japão, além de atividades  no mar, em praias e em centros esportivos, com esportes aquáticos realizados por todo o país.

Umi no Hi Dia do Mar celebrado em Odaiba Toquio Foto JapanTimes 900x600 min
Celebração de Umi no Hi na ilha de Odaiba, Tóquio | Foto: The Japan Times
Instituição do Dia do Mar

Os mares que cercam o país foram importantes para o isolamento durante o período Edo (1600-1867). Algumas datas comemorativas da cultura japonesa são ligadas à natureza, como o Equinócio de Primavera e o Dia do Verde.

A data foi escolhida pelo ministro das comunicações Shozo Murata, em referência a uma viagem realizada pelo imperador Meiji.

Em 1876, o imperador havia feito uma viagem de inspeção pelo norte do Japão a bordo de um navio construído na Escócia, o Meiji Maru. No dia 20 de julho, o imperador retornou a Yokohama e foi esse o dia escolhido para lembrar a importância do mar para o país. Apenas em 1995 a data entrou para o calendário oficial, como primeiro feriado nacional comemorado durante o verão japonês.

Por Maria Rosa
Fontes principais:
The Asahi Shimbun | Embaixada do Japão no Brasil

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com (MN), com link direcionando para o site mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
167
Shares
Previous Article
Walmart Japao Foto Wakako Iguchi 900x550 02 min

Walmart quer encerrar operações no Japão

Next Article
Manekineko deitado Foto Reproducao MThai

Veja 8 manekinekos gigantes fofos

Related Posts