Seijin No Hi: Dia da Maioridade no Japão

Os jovens no Japão alcançam a maioridade ao atingir os 20 anos. Há uma data específica de celebração e ritos para o Dia da Maioridade.
Seijin No Hi Dia da Maioridade no Japao em 2015 Foto Shutterstock
Foto: Shutterstock

A maioridade no Japão é obtida ao atingir os 20 anos de idade. No país, há uma data específica para comemorar o “Dia da Maioridade”, chamado pelos japoneses de “Seijin No Hi”, dia em que são realizadas cerimônias “Seijinshiki” para dar as boas-vindas aos novos adultos.

Seijin No Hi: Dia da Maioridade no Japão (Foto: Kyodo)
As cerimônias Seijinshikis são realizadas pelos departamentos de ensino das prefeituras | Foto: Arquivo/Kyodo

O Seijin No Hi é um feriado nacional que tradicionalmente era festejado no dia 15 de janeiro. A data, no entanto, passou a ser móvel e celebrada na “segunda” segunda-feira de janeiro. Essa mudança ocorreu após a aprovação de uma lei que permite a transferência dos feriados no Japão.

Aos 20 anos, os jovens japoneses passam a ter todos os direitos e deveres de um adulto. Eles podem votar, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em público, além de poder contrair matrimônio sem o consentimento dos pais. O estabelecimento da maioridade legal, pelo Código Civil Japonês, ocorreu em 1876, após a Restauração Meiji.

As cerimônias Seijinshikis são realizadas pelos departamentos de ensino das prefeituras. Tradicionalmente, elas emitem convites de participação no mês de outubro a todos os nascidos na cidade, incluindo os estrangeiros residentes, que completem 20 anos no período entre dois de abril do ano anterior a dia primeiro de abril do ano corrente.

Vestimenta tradicional

No dia da cerimônia, os rapazes vestem ternos ocidentais ou os tradicionais “hakamas”. Esses trajes consistem em calças presas por cordões nas cinturas e quimonos curtos especiais chamados de “ahori”.

Jovens celebrando o Dia da Maioridade no Japao Foto Kyodo 02012020 1
Jovens celebrando o Dia da Maioridade em Tóquio | Foto: Arquivo/Kyodo

Já as meninas esperam com ansiedade pelo Seijinshiki, que só perde em importância para a cerimônia de casamento. Nessa ocasião, elas vestem o “furisode”. Esse traje é um quimono tradicional cujas mangas podem chegar a pender por um metro ou mais. O furisode é uma vestimenta especial para moças solteiras.

A preparação das jovens é um ritual um tanto complicado. Elas levam horas para arrumar os cabelos e se maquiar, além de ter que contratar uma pessoa especializada para vesti-las apropriadamente, pois é praticamente impossível vestir o furisode sem ajuda.

O custo destes trajes femininos é astronômico, no entanto, os masculinos são bem mais acessíveis, embora também possam ser caros. Um furisode pode chegar a custar milhões de ienes e por isso muitos optam por alugá-los. Para ter uma ideia, somente um “obi” (faixa da cintura) pode custar um milhão de ienes (cerca de R$ 30 mil), o que depende da qualidade do material.

Responsabilidade

Durante a cerimônia, autoridades locais falam aos jovens sobre as responsabilidades e o peso de sua nova condição de adultos. Alguns prêmios são sempre oferecidos nessa ocasião como, por exemplo, distribuição de “passes” para duas pessoas esquiarem por um dia em um resort de ski e uniformes esportivos, além de sorteios de tablets, smartphones, games, aparelhos eletrônicos e jantares em restaurantes.

Cerimonia do Dia da Maioridade em Sapporo Foto Yomiuri Shimbun
Cerimônia do Dia da Maioridade em Sapporo | Foto: Arquivo/Yomiuri
Jovens estrangeiros

Embora seja uma formalidade tradicional japonesa, há estrangeiros que participam. Alguns são tão integrados à cultura japonesa que torna difícil reconhecê-los em meio à multidão alegre e colorida que se forma nos salões durante o Seijinshiki.

Apesar da diferença cultural, vários estrangeiros participam, pois o momento é de festa por ser um “reencontro” de amigos da escola, onde podem rever pessoas que não veem há muito tempo. Os pais normalmente não participam dos Seijinshikis devido a distancia, embora alguns possam deslocar-se de seus países para prestigiar os filhos em um dia considerado de extrema importância para eles.

Declínio de participantes nos Seijinshikis

A população jovem japonesa vem caindo alarmantemente e, consequentemente, o número de participantes nos Seijinshikis também. Anualmente, pouco mais da metade dos convidados comparece às cerimônias.

Segundo o Conselho Estudantil do Japão, muitos se mudam de cidade para estudar ou trabalhar e, no caso de estrangeiros, retornam ao seu país de origem. Embora haja recursos, que incluem empréstimos de vestimentas pelas prefeituras, muitos não têm condições financeiras para pagar o caríssimo aluguel dos trajes. Além disso, a ausência ao evento também é justificada por aqueles que não carregam boas lembranças dos tempos de escola, e seu último desejo é rever seus colegas.

O número de estrangeiros, principalmente brasileiros, que participa é pequeno e varia bastante. Alguns se mudam de cidade e não se registram nas novas prefeituras, deixando de receber os convites enviados pelo correio, além de outros que simplesmente não se interessam.

Entre os participantes estrangeiros, há aqueles completamente integrados à cultura japonesa que mal falam o português e até preferem evitar que os colegas saibam que são “gaikokujins”, palavra empregada para referir-se a estrangeiros, não-japoneses e/ou descendentes nascidos em outros países.

Contudo, o “Dia da Maioridade” ainda continua sendo extremamente importante para boa parte dos jovens japoneses e estrangeiros que chegam aos 20 anos de idade no Japão. Uma data que ficará marcada na memória de cada participante pelo o resto de suas vidas.

Jovens celebrando o Dia da Maioridade no Japao Foto BBC 02012020 2
Foto: Arquivo/BBC

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Site: The Asahi Shimbun
Site: Japan Guide

Ícone de atualização 01 Atualizado em 02/01/2020.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a  Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
3
Shares
Previous Article
Harumafuji vence no primeiro dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo

Resultados do 1º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2016

Next Article
Harumafuji perde para Shohozan no 2 dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo

Brasileiro se recupera e vence no 2º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo

Related Posts