Datas festivas

Feriado japonês Golden Week

A Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no Japão que decorrem entre o final de abril e o início de maio.

Atualizado em 01/04/2019

Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no Japão que decorrem entre o final de abril e o início de maio.

Em japonês, Golden Week recebe ainda as seguintes denominações: “Ogata renkyu” e “Shukan ogon”. É um período em que os japoneses aproveitam para estar próximos da família, o que resulta em um verdadeiro êxodo nas grandes cidades, visto muitos aproveitam o feriado para visitar os familiares que, geralmente, moram em cidades menos povoadas ou em áreas rurais.

Veja, abaixo, os feriados que compõem a Golden Week:

• 29 de Abril – Showa no Hi (Dia do Showa)

Imperador Showa | Foto: Agência da Casa Imperial

Neste dia comemora-se o aniversário do imperador Showa. Até 2006, essa data chamava-se Dia do Verde, pois o imperador apreciava muito a natureza. Mas em 2017 passou a ser exclusivamente celebrado como “Dia do Showa” ou da Era Showa. O Dia do Verde foi transferido para o dia 4 de maio.

• 3 de Maio – Kenpo Kinenbi (Dia da Constituição)

Constituição do Japão | Foto: Aflo Images/Arquivo Nacional do Japão

A Constituição do Japão (Nihon-Koku Kenpo) tem sido a lei básica do Japão desde 3 de maio de 1947. A Constituição garante um sistema parlamentar de Governo e direitos fundamentais. Sobre esta Constituição, o Imperador é o simbolo do Estado e da união do povo, mas exerce um poder puramente cerimonial. A Constituição, também chamada de a Constituição Pacifista (Heiwa-Kenpo), é famosa pela renúncia do Japão ao direito de declarar guerra, cláusula presente no Artigo 9, que foi escrito durante a ocupação dos Aliados, depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, o documento foi pré-alterado em 2015 pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe. Depois, em 29 de março de 2016, entrou em vigor a reforma militar japonesa, que permite às forças de autodefesa do país combater no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, pondo fim ao pacifismo defendido pela Constituição Japonesa. Contudo, o Dia da Constituição segue, até o momento, sendo celebrado em 3 de maio.

• 4 de Maio – Midori no Hi (Dia do Verde)

Midori no Hi | Foto-Japon Pratique

É um dia em que os japoneses demonstram seu respeito pela natureza. Antes de 2007, este feriado era chamado de Kokumin no Kyujitsu (Entre o Dia), que tinha sido criada para que a Golden Week se tornasse uma semana de feriados contínuos devido a uma lei japonesa que emendava dois feriados nacionais.

• 5 de Maio – Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

Kodomo no Hi | Foto: Rubeusu Trend

Mais conhecido como Dia dos Meninos (Tango no Sekku). Neste dia, as famílias rezam pela saúde e sucesso de seus filhos. O Dia das Meninas (Hina Matsuri) é comemorado em 03 de março.

Originalmente chamado de ‘Tango no Sekku’ (Dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. As famílias expressam o seu respeito pelas crianças, hasteando o Koinobori (carpas coloridas em forma de birutas e bandeiras) em suas residências como forma de desejar força aos filhos.

Por Maria Rosa

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta