Índice de confiança da indústria sobe no Japão

A confiança entre as grandes indústrias ficou em quatro pontos positivos.

Do Mundo-Nipo

Porto de Nagoya (Foto: Prefeitura de Nagoya / Divulgação)
Os negócios estão melhorando para uma ampla gama de exportadores (Foto: Prefeitura de Nagoya / Divulgação)

O banco central do Japão (BoJ) publicou nesta segunda-feira (01) seu mais recente relatório de pesquisa trimestral sobre confiança empresarial, conhecida no País por Tankan, que incluem cerca de 10.000 empresas. Os dados mostram que as grandes indústrias japonesas estão otimistas pela primeira vez em quase dois anos, informou a imprensa japonesa.

A confiança entre as grandes indústrias ficou em quatro pontos positivos, o que equivale a um crescimento de 12 pontos em relação aos dados do trimestre anterior, para o segundo aumento consecutivo.

O indicador positivo mostra um significativo aumento de empresas que veem o cenário atual mais favorável aos negócios. A última vez que o índice esteve positivo foi em setembro de 2011.

O BoJ avaliou que o resultado revela um ambiente mais positivo também porque os negócios estão melhorando para uma ampla gama de exportadores que incluem o setor automotivo, de produtos eletrônicos e de maquinário industrial, estimulados pelo iene enfraquecido e a recuperação da economia em outros países.

Apesar de 14 pontos negativos, um índice bem abaixo do constatado entre as grandes indústrias, a confiança entre as pequenas indústria melhorou pela primeira vez em seis trimestres.

As informações são da rede NHK e da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Panda gigante Shin Shin voltará para exibição pública após "gravidez falsa"

Next Article

Tepco conclui bombeamento de água de tanques subterrâneos em Fukushima Daiichi

Related Posts