PIB do Japão sobe 2,2% no 2º trimestre e supera nível pré-pandemia

O consumo interno elevou o crescimento, mas a retomada no Japão tem sido prejudicada pela alta dos casos de covid, guerra na Ucrânia, alta de preços e desaceleração da economia global.
Preços no Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg
©Bloomberg

A economia do Japão no período de abril a junho cresceu 0,5% em termo real na comparação com o trimestre anterior, ou 2,2% em taxa anualizada, superando o nível pré-pandêmico devido, em parte, à recuperação do consumo privado, mostraram dados do governo nesta segunda-feira.

Segundo noticiou hoje a Kyodo News, o Produto Interno Bruto (PIB) real, que é o valor total de bens e serviços produzidos em um país ajustado pela inflação, expandiu pelo terceiro trimestre consecutivo após um crescimento quase estável no trimestre de janeiro a março, de acordo com o relatório preliminar divulgado pelo Escritório do Gabinete.

O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB do país, cresceu 1,1% no período e marcou o terceiro trimestre consecutivo de expansão, à medida que mais pessoas se aventuraram em passeios, viagens e lazer de modo geral, depois que o Japão suspendeu as restrições do Covid-19 no final de março em todas as áreas que ainda estavam cobertas pelo estado parcial de emergência, incluindo Tóquio e Osaka, em meio a uma tendência de queda no número de novos casos.

O investimento de capital, outro pilar fundamental da demanda doméstica, cresceu 1,4%, após uma contração de 0,3% no trimestre anterior, impulsionada por investimentos em software, segundo os dados.

O PIB real anualizado totalizou 542 trilhões de ienes (US$ 4,1 trilhões) no segundo trimestre, superando os 540 trilhões de ienes registrados no período de outubro a dezembro de 2019, antes da pandemia atingir o Japão, ou seja, superou o nível pré pandêmico.

Porém, apesar do terceiro aumento trimestral consecutivo do PIB real, alguns economistas disseram que as perspectivas permanecem incertas devido ao crescimento de novos casos de Covid-19, e ao aumento de preços, ambos fatores inibem os gastos domésticos.

Saisuke Sakai, economista sênior da Mizuho Research & Technologies, apontou que o PIB no período do relatório ainda foi inferior à média dos quatro trimestres de 2019, já que os gastos pessoais em seu último trimestre foram prejudicados por um aumento do imposto de consumo em outubro daquele ano.

“Embora a economia do Japão tenha tido um crescimento positivo, ainda está na metade de sua recuperação”, disse Sakai, acrescentando que o crescimento de infecções por coronavírus pode desencorajar as pessoas a sair mesmo em meio à ausência de restrições, atingindo o consumo pessoal no próximo trimestre.

O investimento público também aumentou 0,9% em termos reais, ante um decréscimo de 3,2% no trimestre anterior.

Por sua vez, as exportações e importações aumentaram 0,9% e 0,7%, respectivamente.

Daishiro Yamagiwa, ministro encarregado da revitalização econômica, disse que o relatório preliminar do PIB mostrou que a terceira maior economia do mundo está se recuperando gradualmente.

“Gostaríamos de colocar a economia japonesa em um caminho de maior crescimento”, em direção a um ciclo virtuoso de crescimento sustentável. Liderado pela demanda do setor privado e pela distribuição de riqueza”, disse Yamagiwa em comunicado.

Em termos nominais, sem ajuste para mudanças de preços, a economia do Japão cresceu 0,3%, ou 1,1% anualizado, mostraram os dados.

A retomada no Japão, como em muitas outras economias, tem sido prejudicada pela guerra da Ucrânia, que eleva os preços do petróleo, e pelo aumento dos preços das commodities.

O economista chefe da Mizuho acrescentou que é necessário ficar de olho em como a desaceleração econômica no exterior vai afetar o crescimento do Japão nos próximos trimestres.

No mês passado, o Fundo Monetário Internacional rebaixou a previsão de crescimento do Japão para 2022 em quase 1%. De acordo com o Nikkei Asia, o FMI disse que a nova projeção para a terceira maior economia mundial é de 1,7%, ante a projeção em abril de 2,4%.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
A estação JR Shizuoka foi fortemente afetada pelo tufão Meari | ©Kyodo

Tufão Meari atinge a costa do Pacífico do Japão

Next Article
Porto de Tóquio | ©Wikimapia

Importação salta 47% em julho e Japão tem 12 meses seguidos de déficit

Related Posts