Em um ano em que as vendas globais de automóveis de todas as montadoras foram prejudicadas em razão da pandemia, a Toyota Motor conseguiu se superar, ultrapassando a Volkswagen em vendas de veículos no ano passado, recuperando a pole position como a montadora que mais vende automóveis no mundo, retomando, assim, o posto que havia perdido 5 anos atrás para a montadora alemã.
Dados divulgados na quinta-feira (28) mostram que as vendas globais da Toyota, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, caíram 11,3%, totalizando 9,528 milhões de veículos vendidos em 2020.
Já as vendas da Volkswagen recuaram 15,2%, para 9,305 milhões de veículos no ano passado, segundo dados apresentados no início do mês.
Em 2020, a indústria automotiva foi um dos setores que mais sofreram com os bloqueios em razão da pandemia do novo coronavírus.Os bloqueios parciais, e até os lockdown totais em vários países, impediram a realização dos populares salões de automóveis, nos quais as marcas apresentam seus novos modelos. As montadoras também se viram obrigadas a reduzir ou interromper a produção em vários momentos no ano passado.
Segundo a agência Reuters, a Toyota, no entanto, resistiu melhor à pandemia, em parte porque seu mercado doméstico, o Japão, e a região asiática em geral, foram menos afetados pelo surto do que a Europa e os Estados Unidos.
“Nosso foco não é em qual pode ser nossa classificação, mas em servir nossos clientes”, disse uma porta-voz da Toyota.
À medida que a demanda por carros se recupera, especialmente na China, Toyota, Volkswagen e outros fabricantes estão lutando para atender à crescente demanda por carros elétricos. A Toyota disse que a proporção de veículos elétricos vendidos no ano passado cresceu para 23% das vendas totais de 20% em 2019.
Liderança global de vendas
As grandes montadoras lutam pela coroa global há anos. Em 2013, a Toyota se tornou líder ao ultrapassar a norte-americana General Motors (GM) em vendas, retomando o topo do ranking que havia perdido em 2011, quando o Japão foi atingido pelo devastador terremoto de magnitude 9,2 e gerou um gigantesco tsunami, cuja potência praticamente devastou o nordeste japonês.
A manutenção da liderança da Toyota foi novamente retirada dois anos depois, quando a Volkswagen passou a montadora japonesa que, por sua vez, retomou o posto mais uma vez, em 2016. Porém, em 2017, a montadora alemã superou a Toyota e, desde então, mantinha-se no topo do ranking até o ano passado, conforme explicou a CNN News.
== Mundo-Nipo (MN)