Toyota retoma posto de maior vendedora de carros do mundo

Toyota recupera a liderança depois de perder em 2017. As vendas da montadora japonesa foi menos afetadas pela pandemia em 2020.
Toyota Foto Getty 234867 900x600 Atualizado em 15 02 2016
©Getty

Em um ano em que as vendas globais de automóveis de todas as montadoras foram prejudicadas em razão da pandemia, a Toyota Motor conseguiu se superar, ultrapassando a Volkswagen em vendas de veículos no ano passado, recuperando a pole position como a montadora que mais vende automóveis no mundo, retomando, assim, o posto que havia perdido 5 anos atrás para a montadora alemã.

Dados divulgados na quinta-feira (28) mostram que as vendas globais da Toyota, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, caíram 11,3%, totalizando 9,528 milhões de veículos vendidos em 2020.

Já as vendas da Volkswagen recuaram 15,2%, para 9,305 milhões de veículos no ano passado, segundo dados apresentados no início do mês.

Em 2020, a indústria automotiva foi um dos setores que mais sofreram com os bloqueios em razão da pandemia do novo coronavírus.Os bloqueios parciais, e até os lockdown totais em vários países, impediram a realização dos populares salões de automóveis, nos quais as marcas apresentam seus novos modelos. As montadoras também se viram obrigadas a reduzir ou interromper a produção em vários momentos no ano passado.

Segundo a agência Reuters, a Toyota, no entanto, resistiu melhor à pandemia, em parte porque seu mercado doméstico, o Japão, e a região asiática em geral, foram menos afetados pelo surto do que a Europa e os Estados Unidos.

“Nosso foco não é em qual pode ser nossa classificação, mas em servir nossos clientes”, disse uma porta-voz da Toyota.

LEIA TAMBÉM
Venda de veículos no Japão cai 11,5% em 2020, maior queda em 9 anos

À medida que a demanda por carros se recupera, especialmente na China, Toyota, Volkswagen e outros fabricantes estão lutando para atender à crescente demanda por carros elétricos. A Toyota disse que a proporção de veículos elétricos vendidos no ano passado cresceu para 23% das vendas totais de 20% em 2019.

Liderança global de vendas

As grandes montadoras lutam pela coroa global há anos. Em 2013, a Toyota se tornou líder ao ultrapassar a norte-americana General Motors (GM) em vendas, retomando o topo do ranking que havia perdido em 2011, quando o Japão foi atingido pelo devastador terremoto de magnitude 9,2 e gerou um gigantesco tsunami, cuja potência praticamente devastou o nordeste japonês.

A manutenção da liderança da Toyota foi novamente retirada dois anos depois, quando a Volkswagen passou a montadora japonesa que, por sua vez, retomou o posto mais uma vez, em 2016. Porém, em 2017, a montadora alemã superou a Toyota e, desde então, mantinha-se no topo do ranking até o ano passado, conforme explicou a CNN News.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
2
Shares
Previous Article
Sekihan Foto Iris Ohyama

Receita de sekihan: arroz vermelho

Next Article
Pessoas em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Oferta de emprego no Japão tem a maior queda em 45 anos

Related Posts