Vendas no varejo do Japão seguem em forte ritmo de crescimento

As vendas cresceram tanto na base anual como mensal, superando as previsões de mercado.
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 29 04 2016
©Stockvault

01/02/2018 – às 10h27 | Atualizado em 04/02/2018 – às 10h55


As vendas no varejo do Japão em dezembro avançaram a um ritmo maior que o esperado, sinalizando constância no crescimento tanto anual como mensal, de acordo com dados preliminares divulgados pelo governo do país na última terça-feira.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas subiram 3,6% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, depois de subir 2,2% em novembro.

A leitura é amplamente superior à previsão mediana de mercado, que esperavam crescimento de 2,2% para o último mês do ano.

Trata-se do 14º mês consecutivo de avanço na comparação anual, maior sequência de ganhos em quase uma década, segundo o jornal financeiro ‘Nikkei’.

Na comparação mensal, as vendas no varejo aumentaram 0,9% em dezembro ante novembro, superior à previsão de retração de 0,4%.

O relatório do ministério mostra ainda que as vendas de grandes varejistas, como lojas de departamentos e supermercados, cresceram 1,1% em dezembro relação a dezembro de 2016, um resultado bem melhor que a alta de 0,5% estimada pelo mercado.

Os fortes gastos no varejo sinalizam que a economia japonesa está em progresso estável, caminhando para alcançar a meta de inflação de 2% pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), destaca o ‘Nikkei’.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Nikkei Asian.

Total
0
Shares
Previous Article
Preco no Japao Foto Japan Times 900x600 min

Gastos das famílias no Japão têm queda inesperada em dezembro

Next Article
Incendio em centro social no Japao 900x600 min

Incêndio em centro social no Japão deixa 11 mortos

Related Posts