Notícias

Vendas no varejo do Japão seguem em forte ritmo de crescimento

Foto: Stockvault

As vendas cresceram tanto na base anual como mensal, superando as previsões de mercado.

01/02/2018 – às 10h27 | Atualizado em 04/02/2018 – às 10h55


As vendas no varejo do Japão em dezembro avançaram a um ritmo maior que o esperado, sinalizando constância no crescimento tanto anual como mensal, de acordo com dados preliminares divulgados pelo governo do país na última terça-feira.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas subiram 3,6% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, depois de subir 2,2% em novembro.

A leitura é amplamente superior à previsão mediana de mercado, que esperavam crescimento de 2,2% para o último mês do ano.

Trata-se do 14º mês consecutivo de avanço na comparação anual, maior sequência de ganhos em quase uma década, segundo o jornal financeiro ‘Nikkei’.

Na comparação mensal, as vendas no varejo aumentaram 0,9% em dezembro ante novembro, superior à previsão de retração de 0,4%.

O relatório do ministério mostra ainda que as vendas de grandes varejistas, como lojas de departamentos e supermercados, cresceram 1,1% em dezembro relação a dezembro de 2016, um resultado bem melhor que a alta de 0,5% estimada pelo mercado.

Os fortes gastos no varejo sinalizam que a economia japonesa está em progresso estável, caminhando para alcançar a meta de inflação de 2% pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), destaca o ‘Nikkei’.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Nikkei Asian.