Vulcão entra em erupção em ilha no sudoeste do Japão

O vulcão na ilha de Satsumaio está localizado a 90 quilômetros ao sul da cidade de Kagoshima. Esta foi a primeira erupção desde 2013.
Erupção na ilha de Satsumaio em 2013 Foto AFP
Foto: Arquivo/AFP

Um vulcão entrou em erupção na ilha de Satsumaio, no sudoeste do Japão, no sábado (2), informou a agência Kyodo, acrescentando que, até o momento, não há relatos de feridos.

A pequena erupção ocorreu por volta das 17h35 locais de sábado (05h35 no horário de Brasília), o que levou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) a elevar o nível de alerta para o vulcão, subindo de 1 para 2 na escala vulcânica que vai até 5.

O nível 2 significa que as pessoas devem ficar distantes da cratera do vulcão, que pode lançar rochas e fluxos piroclásticos em um raio de um quilômetro.

De acordo com a JMA, no momento da erupção, uma nuvem de cinzas jorrou da cratera e atingiu mais de 1.000 metros de altitude.

Esta foi a primeira erupção na ilha de Satsumaio desde junho de 2013, de acordo com a agência, que alertou sobre prováveis pequenas erupções que poderão ocorrer ao longo dos próximos dias.

A ilha de Satsumaio está localizada a 90 quilômetros ao sul da cidade de Kagoshima, capital da província homônima, e o povoado mais próximo do vulcão fica na vila de Mishima, onde moram aproximadamente 400 pessoas.

A agência emitiu o alerta de nível 2 para o vulcão em março de 2018, quando foram registradas pequenas perturbações vulcânicas no local. Mas, no mês seguinte, a JMA reduziu o nível para 1 em razão de o vulcão não ter apresentado mais nenhuma atividade ameaçadora.

Esta erupção na ilha de Satsumaio ocorre menos de uma semana após o vulcão Shindake entrar em erupção por conta de um terremoto em grande escala nas proximidades.

Estas atividades preocupam, em vista que o vulcão Shindake é localizado na ilha de Kuchinoerabu, também na província de Kagoshima. 

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.

Matéria atualizada em 03/11/2019.

Total
0
Shares
Previous Article
Familia japonesa Foto Stockvault Free

Pessoas otimistas têm menos risco de morrer de câncer, diz estudo japonês

Next Article
Seleção Sub 17 do Japão derrota Senegal Foto Fifa

Japão vence Senegal e garante liderança do Grupo D no Mundial Sub-17

Related Posts