Terremoto de intensidade moderada sacode o leste do Japão

Apesar de registrar grau moderado, o terremoto também foi sentido na região central e afetou algumas linhas dos serviços do trem-bala.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 4,6 graus na escala Richter abalou nesta sexta-feira (hora local) grande parte da região de Kanto, no leste do Japão. Apesar de moderado, o tremor foi sentido em algumas províncias localizadas na região central do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 07h41 locais de sexta-feira (20h41 de quinta-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no leste da província de Kanagawa (Kanto), a uma profundidade de 30 quilômetros. A JMA afirmou que o terremoto não causou risco de tsunami.

O abalo sísmico foi sentindo mais intensamente nas cidades de Kawasaki (Kanagawa) e Machida (Tóquio), onde atingiu intensidade de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Apesar de intensidade moderada, o terremoto foi sentido em e Yamanashi e Shizuoka, na região central do país, afetando ainda os serviços de trem-bala em algumas áreas da região leste. A linha Tokaido Shinkansen, que liga Tóquio à Osaka, teve os serviços temporariamente interrompidos por medida de precaução, o que foi normalizado cerca de 15 minutos após o término do tremor

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais causados pelo terremoto. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) no norte e nordeste do país.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

(Com agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Flores de cerejeira Foto Cloudbi Flickr 900x550 Atualizado em 04 02 2016

Calendário 2016 da floração das cerejeiras nas prefeituras do Japão

Next Article
Bolsa de estudo do MEXT Imagem Montagem MN

Governo japonês oferece bolsas de estudo para professores brasileiros

Related Posts