Japão tem mais um incêndio em outro Patrimônio Mundial

Incêndio aconteceu em duas cabanas na Vila Shirakawago, que é Patrimônio Mundial por abrigar casas de estilo Gassho, algumas com centenas de anos.
Vila Shirakawago Kyodo
Sistema anti-incêndio na Vila Shirakawago | Foto: Arquivo/Kyodo

Um incêndio destruiu duas cabanas de telhado de palha nas mediações de Shirakawago, uma vila na região central do Japão e que, por sua vez, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Mundial. O incêndio nesta segunda-feira (5) ocorre poucos dias depois de chamas destruírem grande parte de outro Patrimônio da Humanidade no arquipélago japonês, mais precisamente na ilha de Okinawa, no sul do país.

O incêndio irrompeu em um local que abriga casas tradicionais de estilo Gassho-Zukuri, localizadas na vila de Shirakawa, no distrito de Ono, em Gifu, província no centro do Japão.

Vila Shirakawago cabana pegando fogo Kyodo
Bombeiros precisaram de duas horas para apagar as chamas | Foto: Reprodução/Kyodo

Assim que o incêndio teve início, autoridades da Vila Shirakawago pediu aos moradores que usassem seus dispositivos de incêndio para borrifar água nos telhados de palha das casas, a fim de impedir que o incêndio se espalhasse pelas icônicas construções de centenas de anos.

Vila Shirakawago Kyodo
Todas as cadas históricas na Vila Shirakawago possuem sistema anti-incêndio | Foto: Arquivo/Kyodo

Felizmente, as preciosas casas históricas não foram danificadas e ninguém foi ferido pelo incêndio.

Uma funcionária de um restaurante perto do local do incêndio disse à Kyodo News que ficou muito assustada quando viu as cabanas em chamas, uma cena que a fez lembrar do incêndio no Castelo de Shuri, em Okinawa, poucos dias atrás.

Os turistas que visitavam a atração estavam na área e observaram o incêndio de um estacionamento próximo às cabanas, disse a funcionária – o Japão tem um fim de semana de três dias até segunda-feira.

Um morador local entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h40 locais de sábado (02h40 em Brasília), e o incêndio foi apagado cerca de duas horas depois.

Prevenção

Após o incêndio do castelo em Okinawa, a preciosa vila na província de Gifu havia chamado os moradores no local do Patrimônio Mundial e arredores para uma reunião, na qual foi pedido a todos que ficassem em alerta para um eventual incêndio.

Patrimônio da Humanidade

O vilarejo de Shirakawa tem uma população aproximada de 1.600 pessoas e recebe turistas de todo o mundo o ano inteiro. Vale esclarecer que a famosa, e belíssima, Vila Shirakawago fica dentro do vilarejo.

Vila Shirakawago no inverno Kyodo
Vila Shirakawago no inverno | Foto: Reprodução/Kyodo

A área de Shirakawago, com suas tradicionais casas de madeira e telhados de palha, algumas das quais datam de 1800, foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco em dezembro de 1995.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.

Matéria atualizada em 05/11/2019.

Total
0
Shares
Previous Article
Fabrica de Tofu Foto Media Commons Edicao In Time Tour

Emprego no Japão: vagas para inspeção e embalagens de tofu

Next Article
Toyota Raize

Toyota Raize chega no Japão com preço a partir de R$ 61,9 mil

Related Posts