Um incêndio destruiu duas cabanas de telhado de palha nas mediações de Shirakawago, uma vila na região central do Japão e que, por sua vez, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Mundial. O incêndio nesta segunda-feira (5) ocorre poucos dias depois de chamas destruírem grande parte de outro Patrimônio da Humanidade no arquipélago japonês, mais precisamente na ilha de Okinawa, no sul do país.
O incêndio irrompeu em um local que abriga casas tradicionais de estilo Gassho-Zukuri, localizadas na vila de Shirakawa, no distrito de Ono, em Gifu, província no centro do Japão.
Assim que o incêndio teve início, autoridades da Vila Shirakawago pediu aos moradores que usassem seus dispositivos de incêndio para borrifar água nos telhados de palha das casas, a fim de impedir que o incêndio se espalhasse pelas icônicas construções de centenas de anos.
Felizmente, as preciosas casas históricas não foram danificadas e ninguém foi ferido pelo incêndio.
Uma funcionária de um restaurante perto do local do incêndio disse à Kyodo News que ficou muito assustada quando viu as cabanas em chamas, uma cena que a fez lembrar do incêndio no Castelo de Shuri, em Okinawa, poucos dias atrás.
Os turistas que visitavam a atração estavam na área e observaram o incêndio de um estacionamento próximo às cabanas, disse a funcionária – o Japão tem um fim de semana de três dias até segunda-feira.
Um morador local entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h40 locais de sábado (02h40 em Brasília), e o incêndio foi apagado cerca de duas horas depois.
Prevenção
Após o incêndio do castelo em Okinawa, a preciosa vila na província de Gifu havia chamado os moradores no local do Patrimônio Mundial e arredores para uma reunião, na qual foi pedido a todos que ficassem em alerta para um eventual incêndio.
Patrimônio da Humanidade
O vilarejo de Shirakawa tem uma população aproximada de 1.600 pessoas e recebe turistas de todo o mundo o ano inteiro. Vale esclarecer que a famosa, e belíssima, Vila Shirakawago fica dentro do vilarejo.
A área de Shirakawago, com suas tradicionais casas de madeira e telhados de palha, algumas das quais datam de 1800, foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco em dezembro de 1995.
MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.
? Matéria atualizada em 05/11/2019.