BC do Japão quer ajudar empresas afetadas pelo coronavírus

Japão tem visto quedas acentuadas no consumo e na entrada de turistas, afetando hotéis, restaurantes e varejistas em todo o país.
Painel mostra forte queda na Bolsa de Tóquio Foto Reprodução Getty
Foto: Reprodução/Getty

O Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) pode tomar medidas este mês para garantir que as empresas atingidas pelo surto de coronavírus não enfrentem um aperto financeiro antes do final do atual ano fiscal, que termina em 31 de março de 2021, segundo fontes familiarizadas com o pensamento do BC japonês.

Restrições de viagens e cancelamentos de eventos com o objetivo de conter a epidemia levaram a quedas acentuadas no consumo e na entrada de turistas estrangeiros, afetando hotéis, restaurantes e varejistas em todo o país.

O BOJ está considerando a ideia de usar os programas de empréstimos existentes, ou criar um novo, que ofereça às instituições financeiras incentivos para emprestar a pequenas e médias empresas afetadas pela epidemia, disseram as fontes.

Essa medida aliviaria qualquer aperto financeiro que as empresas enfrentem em meio à queda nas vendas e as ajudaria a fechar seus livros para o atual ano fiscal, disseram eles.

“Uma das coisas que os bancos centrais podem fazer em uma situação como essa é garantir que haja ampla liquidez e ajudar o dinheiro a chegar às empresas que precisam”, disse uma das fontes sob condição de anonimato, devido à sensibilidade do assunto.

“A ideia pode estar entre as opções para debate” na reunião de 18 e 19 de março do Banco do Japão, disse outra fonte.

Com Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Humorista Carioca com faixa presidencial responde jornalistas em frente no Palácio da Alvorada Foto D Sampaio Estadão

Bolsonaro usa humorista para responder a jornalistas sobre o PIB

Next Article
Vagas Fábrica de fibra de vidro em Shiba IN TIME TOUR 17 03 20

Emprego no Japão: Vagas em fábrica de fibra de vidro em Shiga

Related Posts