Japão cogita criar lei especial para abdicação do imperador

A criação de uma legislação especial evitaria mexer na Constituição e agilizaria o processo de abdicação.
Imperador Akihito Foto Kyodo RT5672015
Foto: Kyodo

Uma legislação especial está sendo cogitada pelo governo do Japão para possibilitar o processo de abdicação do imperador Akihito, de 82 anos, uma vez que alterar a legislação que rege a Casa Imperial japonesa levaria muito tempo, em vista que a Constituição do país não prevê abdicação de seu monarca, de acordo com fontes governamentais citadas nesta segunda-feira (5) pela agência de notícias ‘Kyodo’.

A Constituição japonesa, que entrou em vigor em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial japonesa, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Parte do texto diz que “o imperador desempenha funções de representação do Estado” (…) “Ele é o símbolo da nação e da unidade do povo”.

Para satisfazer a vontade de Akihito, será necessária uma revisão do texto, com tramites julgados ainda pela Parlamento Japonês, o que levaria muito tempo, mesmo com o primeiro-ministro Shinzo Abe comprometendo realizar a reforma, mas “de maneira cuidadosa” e adequada.

Mediante a isso, o governo está cogitando criar uma legislação especial, que se aplica só a uma parte de uma categoria (pessoa, coisa ou lugar). Neste caso o monarca atual evitaria complicados trâmites sobre a modificação desta lei, como a possibilidade de estabelecer um sistema de abdicação permanente, explicaram fontes governamentais à ‘Kyodo’.

Em 8 de agosto, o imperador Akihito sugeriu desejo de abdicar em mensagem televisionada à nação, após rumores de que ele teria manifestado esse desejo às pessoas próximas, o que foi amplamente divulgado pela mídia japonesa e internacional.

Em seu discurso televisionado, o segundo desde que chegou ao trono, em 1989, Akihito não disse diretamente que desejava abdicar, mas afirmou que enfrentava “muitas limitações” por causa da idade avançada e do seu estado de saúde.

Além de não prevê abdicação, a Constituição japonesa impede que o imperador se manifeste sobre temas políticos, portanto, uma referência explícita à abdicação poderia ser entendida como uma violação dessa regra.

“Estou preocupado que comece a ficar difícil para continuar a assumir minhas responsabilidades como símbolo do Estado, tal como fiz até agora”, afirmou Akihito no discurso. “Depois de duas operações cirúrgicas e por causa da minha idade avançada, comecei a sentir um declínio no meu estado físico”, afirmou o imperador, acrescentando que “não é possível continuar a reduzir perpetuamente” as tarefas que desempenha.

Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda. Naruhito, de 56 anos, tem uma filha. Na fila de sucessão vêm, logo em seguida, o irmão de Naruhito, Akishino, e Hisahito, de 9 anos, filho de Akishino. Apenas homens podem herdar o trono japonês.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito, como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações, como permitir o acesso de mulheres ao Trono de Crisântemo.

Esta questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito, a princesa Aiko, de 14 anos.

Se ocorrer, a abdicação de Akihito seria a primeira na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku em 1817.

No entanto, trata-se de uma prática frequente na história da dinastia reinante mais antiga do mundo, já que praticamente a metade dos 125 ocupantes que até o momento teve Trono de Crisântemo abdicaram em vida.

Uma pesquisa realizada em meados do mês passado, após o discurso do imperador, mostrou que quase 90% dos japoneses são favoráveis a uma mudança legal nas leis do país para permitir a abdicação.

Contudo, criação de uma legislação especial agilizaria o processo, mas possivelmente não abordaria uma modificação para permitir que mulheres tenham acesso ao Trono de Crisântemo.

Com informações das agências Kyodo e Efe.

Total
0
Shares
Previous Article
Disparo de missil da Coreia do Norte em Hwangju Foto Google Map Montagem Mundo Nipo

Coreia do Norte lança três mísseis em direção ao Mar do Japão

Next Article
Setor de embarque no Aeroporto Internacional de Kansai Foto Kyodo 05092016 900x600 min

Mas de 30 foram infectados por sarampo em aeroporto no Japão

Related Posts