O Japão espera que medidas firmes sejam tomadas para conter movimentos especulativos nos mercados de câmbio, afirmou nesta segunda-feira (6) Yoshihide Suga, ministro chefe de gabinete e porta-voz de governo do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
“Gostaríamos de ver medidas firmes para conter movimentos especulativos no mercado de câmbio quando necessário”, disse o dirigente, acrescentando que a estabilidade nesse mercado é “de extrema importância” e que estaria em conformidade com o acordo atingido entre os países membros do Grupo dos Sete (G7) e do Grupo dos Vinte (G 20).
Contudo, Suga se recusou a comentar sobre os movimentos dos últimos dias nas ações e nos mercados de câmbio, mas alertou que movimentos fortes de especulação não eram desejáveis.
No Japão, um iene mais forte – que prejudica a competitividade dos exportadores – tem causado um retrocesso nos mercados. O iene subiu mais de 2% em relação ao dólar na seção de Nova York na última quinta-feira, fechando a 108,88 ienes, após o relatório de empregos dos EUA. Nesta segunda-feira, apesar de ter iniciado a sessão em queda, a moeda japonesa já apresentava recuperação ante a moeda norte-americana.
Fonte: Agência Estado | Agência Bloomberg.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.