Japão se prepara para a complexa tarefa de mudar de ‘era’

A escolha do nome das eras no Japão é feita de acordo com um processo rigoroso, que inclui várias regras.
Familia Imperial do Japao Foto DIstribuicao Casa Imperial Japonesa 900x550 min
Foto: Arquivo / Casa Imperial do Japão

O Japão está no ano 30 da era Heisei, o trigésimo ano do reinado do imperador Akihito. Com sua abdicação no final de abril de 2019, o país se prepara para a mudança de era.

Geralmente, o nome da nova era é anunciado apenas alguns dias após a morte do imperador, um evento em essência imprevisível, conforme ocorreu em 7 de janeiro de 1989, quando o imperador Hirohito morreu. Nesta época, Japão estava no 64º ano da era Showa (1926-1989), que se tornou a noite do ano inaugural da era Heisei, que deu início ao reinado de Akihito.

Desta vez, a mudança de era não será feita por causa da morte de um imperador e sim por conta de uma abdicação ao Torno do Crisântemo, o que era proibido até o ano passado. Contudo, uma lei de exceção, anunciada este ano pelo Governo em acordo com a Casa Imperial, autoriza o 125º Imperador do Japão, Akihito, 84 anos, a passar a coroa ainda em vida, tudo tem sido planejado com antecedência e o nome da nova era deve ser anunciado antes de 1º de maio, quando seu filho mais velho, Naruhito, subirá ao Trono de Crisântemo.

Familia Imperial do Japao Foto DIstribuicao Casa Imperial Japonesa min
Família Imperial do Japão | Foto: Arquivo / Casa Imperial Japonesa

Será muito tarde para que o nome da nova era apareça nos calendários de 2019, que deve figurar nas publicações de 2020, segundo espera Kunio Kowaguchi, presidente da empresa Todan, que fabrica a cada ano 10 milhões de calendários no Japão.

Setores da administração pública, escolas e hospitais que utilizam documentos que mencionam a era, juntamente com o calendário gregoriano, também terão tempo para se organizar.

Japão possui 250 eras
A prática da utilização das eras (gengo, em japonês) tem suas origens na China antiga, mas continua em vigor no Japão, segundo historiadores. O país conheceu cerca de 250 eras, muito mais do que o número de imperadores, isso porque era costume mudar os nomes para marcar um novo começo após desastres naturais ou outros eventos importantes.

A escolha do nome das eras é feita de acordo com um processo rigoroso que não depende da Casa Imperial, mas do Governo. O termo selecionado deve ser novo, refletindo os ideais da nação. “Heisei” significa, por exemplo, “cumprimento da paz”, e obedece a algumas regras: deve ser composto de dois ideogramas, ser fácil de escrever e ler, além de evitar nomes comuns de pessoas, empresas ou lugares.

Chefe de Gabinete Keizo Obuchi mostra o ideograma da era Heisei no mesmo dia da morte imperador Hirohito em7dejaneirode1989 Arquivo Kyodo
O então chefe de Gabinete, Keizo Obuchi, exibe o ideograma da era Heisei no mesmo dia da morte do imperador Hirohito, em 7 de janeiro de 1989 | Foto: Arquivo/Kyodo

Segundo especialistas, o nome da nova era, provavelmente, não começará com as letras M, T, S e H, já que estas já aparecem em muitas eras do Japão moderno (desde 1868), como Meiji, Taisho, Showa e Heisei.

Os japoneses se divertem fazendo previsões numa atmosfera que contrasta com o clima sério dos últimos meses da era Showa, quando o ex-imperador Hirohiro lutou contra a morte, diz Junzo Matoba, um alto funcionário que trabalhou em silêncio durante as pesquisas para a designação da nova era.

“Alguns achavam que era falta de respeito preparar a próxima era enquanto o atual imperador ainda estava vivo”, diz o octogenário Matoba. “Eu tive que trabalhar em segredo”, conta. Ele se lembra de consultas delicadas com os especialistas, com o ego às vezes excessivo – eles acreditavam que eram o “Monte Fuji”, diverte-se o funcionário.

“Eu me senti preso em uma tarefa tão difícil, com uma espada de Dâmocles sobre a minha cabeça”, disse, numa referência ao antigo mito grego, uma metáfora do perigo que se corre quando se relaciona com o poder.

Essa mudança de era é a primeira a ocorrer com a presença da ciência da computação. Alguns temem um “bug”, como o esperado no momento da transição para o ano 2000.

“Mas a diferença com o problema do ano 2000 e a mudança da era anterior é que as tecnologias agora são usadas em toda parte e que a informação circula também via Internet, com equipamentos adaptados “, comenta Kazunori Ishii, porta-voz da Microsoft no Japão.

Recomeçar do zero
Entretanto, mesmo se o sistema de mudanças de eras é complicado, poucos japoneses hoje o questionam. O dono da empresa que fornece os calendários no Japão chega a defender essa prática. “É mais fácil lembrar o passado com eras: por exemplo, lembramos que a bolha estourou no início da era Heisei”, diz Kowaguchi, referindo-se ao colapso da economia japonesa nos anos 1990.

Nos últimos meses, jornais e revistas multiplicaram as retrospectivas sobre os 30 anos da era Heisei, que começou com a queda do Muro de Berlim e o lançamento do popular Gameboy Nintendo, mas também palco de dramas, como o terremoto e o tsunami de março de 2011, ou o ataque com gás sarin da seita Verdade Suprema no metrô de Tóquio, em 1995, o que resultou na morte de 13 pessoas e deixou mais de 6 mil intoxicados, com dezenas em estado vegetativo.

Após a execução em julho dos 13 japoneses condenados à morte pelo ataque com gás sarin, a imprensa local alegou que as autoridades haviam escolhido acabar com essa história sombria antes do advento de uma nova era. “Os japoneses adoram começar do zero – uma nova era, um novo estado de espírito”, diz Matoba.

Com informações da RFI Brasil

» Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão
Total
0
Shares
Previous Article
Bola de futebol Foto Stockvault 06 09 18 min

Japão cancela jogo amistoso com Chile após terremoto em Hokkaido

Next Article
Trabalhadores na usina de Fukushima (Foto: Aflo Images)

Japão confirma morte de trabalhador por radiação em Fukushima

Related Posts