Superávit em conta corrente do Japão atinge maior nível em 13 meses

O saldo atingiu US$ 22,4 bilhões em fevereiro e marca o 20º mês seguido de saldo positivo na balança de transações correntes.
Porto de Toquio Foto Stockvault 900x600 08042016 01 A
Foto: Stockvault

O Japão registrou um superávit em conta corrente de 2,43 trilhões de ienes (US$ 22,4 bilhões) em fevereiro, marcando o vigésimo mês consecutivo de saldo positivo na balança de transações correntes, mostraram dados preliminares do governo nesta sexta-feira (8), ressaltando que o montante é maior já registrado desde março de 2015 e veio acima das previsões medianas projetadas pelo mercado.

Entre os principais componentes da conta corrente, um dos maiores medidores do comércio internacional de um país, o comércio de mercadorias registrou um excedente de 425,2 bilhões de ienes, de acordo com o relatório preliminar do Ministério das Finanças.

Em uma base não ajustada, o excedente é ampliado para 1,73 trilhões de ienes em fevereiro, também marcando o nível mais alto desde março do ano passado.

Em fevereiro, as exportações somaram 5,64 trilhões de ienes, crescimento anualizado de 5,3%, enquanto as importações totalizaram 5,21 trilhões de ienes, recuo de 5,9% na comparação anual.

Segundo o ministério, o resultado em fevereiro reflete a redução nos custos de importação de combustíveis para produzir energia, bem como o aumento dos investimentos estrangeiros e a aceleração do turismo no país.

Contudo, economistas alertam que o recente aumento do iene em relação ao dólar ameaça impactar os dados futuros sobre o comércio, enquanto os lucros dos exportadores podem ser corroídos.

Eles também observaram que um iene robusto pode diminuir o entusiasmo do crescente número de visitantes estrangeiros no país, isso porque o poder de compra dos turistas é ampliado quando o iene está fraco.

O saldo em conta corrente é um dos principais indicadores sobre o comércio exterior do Japão, e quando a conta da nação é excedentária, aumenta os ativos externos líquidos do país pelo valor correspondente, enquanto um déficit em conta corrente faz o inverso.

Fontes: MNI News | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais dessa categoria
Total
0
Share