Forte terremoto atinge o norte do Japão

Tremor teve epicentro em Akita e atingiu intensidade de 5+ graus (forte) na escala japonesa.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude de 5,3 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a província de Akita, no norte do Japão, sendo sentindo em várias cidades da região região de Tohoku (nordeste), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês, acrescentando que o tremor não representou risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 22h23 locais (10h23 no horário de Brasília), com epicentro registrado no sul de Akita, a uma profundidade de 10 quilômetros.

O tremor foi sentindo mais intensamente na cidade de Akita, com intensidade máxima de 5+ graus (forte) na escala japonesa, que vai até 7. A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Localidades nas províncias de Iwate e Aomori também foram afetadas pelo tremor, de acordo com o mapa do abalo sísmico publicado pela agência, que advertiu sobre prováveis ocorrências de réplicas (tremores secundários) na região.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas.

Esse tremor ocorre um dia após um potente terremoto de magnitude 6,1 atingir as ilhas Ogasawara, localizada a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio, na costa leste do Japão.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como total de cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas no centro comercial de Ginza, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Japão revisa para baixo crescimento do PIB no 2º trimestre

Next Article
Volei feminino Brasil e Japão Foto CEV 900x600 02

Vôlei: Japão derrota o Brasil na Copa dos Campeões

Related Posts