Economia do Japão fecha 2019 com forte queda e risco de recessão

O PIB do Japão registrou descenso anualizado de 7,1% nos três meses até dezembro, aumentando o temor de uma recessão por conta do coronavírus.
Economia japonesa Foto AJW Images 900x600 atualizada 25 02 2016
©AJW Images

A economia do Japão recuou ainda mais do que inicialmente estimado no trimestre de outubro a dezembro de 2019, o que representa o pior resultado desde o aumento do imposto sobre vendas em 2014, exacerbando os temores econômicos em um momento em que o impacto do surto de coronavírus está aumentando os riscos de recessão.

Os dados fracos aumentam a pressão sobre o governo e o Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) para adotarem suporte monetário e fiscal mais fortes.

“A economia do Japão já está em recessão e há sinais surgindo de que o pior ainda está por vir”, disse o economista sênior do Mizuho Securities Toru Suehiro.

O economista avaliou ainda que “não há muito que o Banco do Japão possa fazer, já que o afrouxamento monetário não pode curar a doença.

“O mínimo que o governo e o banco central podem fazer é impedir que os efeitos psicológicos negativos da epidemia aumentem mais, afirmou.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu a uma taxa anualizada de 7,1% nos três meses até dezembro, de acordo com dados revisados divulgados nesta segunda-feira (9), bem mais do que a leitura preliminar de queda de 6,3% e a expectativa de recuo de 6,6%.

O dado representa a maior contração desde o período de abril a junho de 2014, quando uma alta no imposto sobre vendas em abril daquele ano levou a economia à recessão.

A contração mais forte e o impacto do vírus alimentaram os temores de outra queda entre janeiro e março – último trimestre fiscal no Japão, visto que o ano fiscal no país termina em 31 de março.

A definição de uma recessão se dá quando um país registra dois trimestres consecutivos de perdas.

Com Agência Reuters.

Total
11
Shares
Previous Article
Shuriken original Foto Governo de Kanazawa

História real dos ninjas: o que é ficção e realidade

Next Article
Japoneses usando mascaras cirúrgicas em Fukuoka Foto Kyodo 900x600 atualizado em 07 02 2016

Japão anuncia pacote de US$4,1 bilhões para combater coronavírus

Related Posts