Do Mundo-Nipo
O Ministério da Indústria ordenou na sexta-feira (8) que 18 empresas de crédito no Japão, incluindo a Orient Corp., uma financeira afiliada do Grupo Banco Mizuho, a apresentar relatórios no dia 9 de dezembro sobre a forma como estão trabalhando na eliminação de empréstimos a grupos do crime organizado.
O movimento vem após a revelação, em setembro, de um escândalo envolvendo empréstimos fornecidos por financeiras do Grupo Mizuho em favor dos chamados “elementos antissociais”, que inclui a máfia japonesa Yakuza, através da financeira Orient.
A Orient já havia relatado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI, na sigla em inglês) sobre a questão em 16 de outubro, mas o ministério aparentemente julgou que as medidas da financeira para acabar com os supostos empréstimos obscuros são insuficientes e está exigindo explicações mais detalhadas.
As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.