Mesmo com oposição de Trump, Japão ratifica acordo de livre-comércio

Além de Japão, dez nações já ratificaram o acordo, que agora depende dos EUA para entrar em vigor.
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images
©Aflo Images

O Parlamento Japonês ratificou o acordo de livre-comércio da Parceria Trans-Pacífico (TPP) nesta sexta-feira, apesar de o presidente eleito norte-americano Donald Trump afirmar publicamente que não o assinará por ser contra aos termos do documento.

Segundo a agência de notícias ‘AFP’, a maioria dos membros da Câmara Alta da Dieta, dominada pelo partido governista, aprovou a lei, enquanto que a oposição voltou contra. No mês passado, a Câmara Baixa aprovou o TPP.

O porta-voz do governo pediu a aprovação do tratado como “uma mensagem ao mundo da grande determinação do Japão em promover o livre comércio”.

“Continuaremos pedindo aos países signatários que aprovem o TPP rapidamente”, explicou o chefe de gabinete japonês, Yoshihide Suga, conforme noticiou a ‘AFP’.

O Tratado, assinado por 12 nações, levou anos para ser negociado e era a principal herança comercial que o presidente Barack Obama queria deixar.

Em 4 de fevereiro deste ano, ministros e representantes de doze nações (Estados Unidos, Japão, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Peru, Malásia, México, Nova Zelândia, Cingapura e Vietnã) assinaram o Tratado da TPP na cidade de Auckland, na Nova Zelândia.

O acordo histórico, que representa cerca de 40% do PIB mundial, ainda tem de ser ratificado independentemente por cada Estado para poder entrar em vigor.

Segundo a agência de notícias ‘Kyodo’, o futuro do tratado é incerto devido à reticência do Congresso dos Estados Unidos em aprová-lo e, principalmente, pelo fato de que Donald Trump expressou publicamente oposição às condições do acordo. Trump se opõe energicamente aos termos do documento, que considera desvantajoso para seu país.

Apesar disso, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, enfatizou a importância do TPP e afirmou que Tóquio continuará promovendo o acordo, mesmo sem a confirmação de que os Estados Unidos ratificará o acordo.

Além de Japão, dez nações já ratificaram o acordo, que agora depende do aval dos Estados Unidos para entrar em vigor.

Fontes: Agência Kyodo | Agência AFP.

Total
0
Shares
Previous Article
Extracao de gas de xisto nos EUA Foto Stockvaul

Japão vai importar gás de xisto dos EUA

Next Article
Foguete partindo do Centro Espacial Tanegashima Foto Getty

Japão lança satélite desenvolvido por alunos brasileiros

Related Posts