Fortes chuvas atingem norte e sul do Japão e calor leva centenas aos hospitais

Fortes chuvas e onda de calor têm castigado o Japão simultaneamente, com áreas alagadas pelas precipitações e outras com temperaturas de até 39 graus.
Tempestade em Toquio em 2015 Foto Kimimasa Mayama TR572821
Foto: Arquivo/Kimimasa Mayama

A Agência de Meteorologia do Japão (JMA, na sigla em inglês) alerta sobre deslizamentos e enchentes nas regiões de Hokkaido, no norte, e Kyushu, no sudoeste do país. Mais de 500 milímetros de precipitação foram observados em algumas regiões de Kyushu desde a semana passada. Por outro lado, a forte onda de calor levou centenas aos hospitais até a última sexta-feira e quatro delas morreram, informou a emissora pública ‘NHK’ neste domingo (10).

A agência estima que cerca de 80 milímetros de chuva atingiram a cidade de Shiranuka, em Hokkaido, na tarde de domingo.

A previsão é de que as precipitações seguirão caindo nestas áreas até o meio da semana, provocada pela pelo poderoso tufão Nepartak, que passou recentemente pelo extremo sul do Japão, deixando um sistema de tempo severo, com nuvens carregadas que se estende por várias regiões do país.

Contudo, apesar das fortes chuvas, o país também tem sido acometido por uma onda de calor, que continuará em praticamente todo o arquipélago, com temperaturas ultrapassando os 39 graus, principalmente em áreas na região central, oeste e leste, inclusive em Tóquio.

Até o final de semana, foram registradas temperaturas de pelo menos 30 graus em mais de 900 pontos de observação no país, com mais de 450 áreas registrando temperaturas superiores a 32 graus, enquanto os termômetros marcaram máxima de 36 graus em mais de 50 localidades.

As temperaturas mais altas foram registradas em Yamanashi, Shizuoka e Tóquio, com máximas de 39 graus, 38 graus e 37 graus, respectivamente, de acordo com a JMA.

De acordo com a ‘NHK News jp’, a onda de calor levou mais de 900 pessoas aos hospitais até a última sexta-feira. Entre elas, quatro morreram, segundo informou a emissora japonesa neste domingo.

Fonte: NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Kaisei Foto AJW Images 900 550 17 01 2016 02

Brasileiro começa com vitória no 1º dia do Torneio de Sumô de Nagoya

Next Article
Shinzo Abe em campanha eleitoral Foto Kyodo PU5672T

Partido governista do Japão deve conquistar maioria na Câmara Alta

Related Posts