Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro australiano Tony Abbott manifestou interesse de comprar uma dezena de novos submarinos do Japão, de acordo com uma recente publicação do jornal Nikkei.
Segundo o jornal japonês, relatórios da Austrália indicaram que o governo Abbott provavelmente escolha submarinos japoneses da classe Soryu para substituir os da classe Collins, que são construídos no país e que estão para se aposentar.
A classe Soryu está orçada em cerca da metade do preço de um submarino construído na Austrália. Abbott também quer aumentar a cooperação de defesa com o Japão, de acordo com o relatório, conforme cita a publicação do Nikkei.
O relatório diz ainda que o governo australiano pretende desmantelar os submarinos da classe Collins em 2030. A intenção de Abbott é lançar até 10 novos submarinos japoneses conforme os mais velhos forem aposentados
Abbott deixou claro que seu governo não dará prioridade à proteção da indústria naval nacional e manterá o seu uso no país, afirmando ainda que sua decisão sobre a nova frota de submarinos deve ser baseada em requisitos de defesa.
De acordo com fontes do Ministério da Defesa japonês, o Japão ainda não foi informado pela Austrália de qualquer plano de compra para tais embarcações.
“Mesmo que a Austrália confirme seu desejo de compra, não seremos capazes de decidir rapidamente sobre a exportação”, disse um alto funcionário do Ministério da Defesa japonês em referência à decisão de vender a tecnologia da classe Soryu para o exterior, conforme noticiou o Nikkei.
Com sistemas diesel-elétricos, os submarinos da classe Soryu entraram em serviço na Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) em 2009. O design é uma evolução do submarino da classe Oyashio, e tem como característica seu leme em forma de X. Seu deslocamento é maior do que qualquer submarino usado pelo Japão do pós-guerra. Eles são construídos sob licença pela Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Heavy Industries.
A classe Soryu está equipada com tecnologia altamente confidencial, incluindo o sistema de propulsão independente de ar (AIP), com base nos motores Stirling, o que permite que ele permaneça submerso por longos períodos.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.