O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 1,1% em setembro em relação ao mês anterior, impulsionado pelos aumentos na demanda interna e externa, mostraram os dados de uma previsão divulgada esta semana pelo Centro de Pesquisas Econômicas do Japão (JCER, na sigla em inglês).
O resultado marca o quarto mês consecutivo de crescimento da economia japonesa, segundo o JCER, após fortes quedas e consequente recessão em razão dos efeitos negativos desencadeado pela pandemia novo coronavírus.
A JCER aponta ainda que os investimentos em habitação aumentaram 1,3%, enquanto os gastos do consumidor subiram 0,8%. Os dois fatores elevaram o valor geral do PIB.
As exportações do Japão aumentaram 5,4%, impulsionada, principalmente, pela melhora da demanda por automóveis melhoraram, uma vez que os embarques para os EUA aumentaram 14,5%.
A estimativa da JCER indica que o PIB japonês tem potencial para registrar crescimento no terceiro trimestre. O resultado positivo seria uma vitória da economia japonesa sobre os efeitos da pandemia, uma vez que o PIB do Japão desabou 28,1% no trimestre de abril à junho, a pior contração pós-guerra.
Do Mundo-Nipo (MN)
Fonte principal: Nikkei Asia.
Atualizado em 16/11/2020.