Bolsa de Tóquio fecha em forte queda com valorização do iene ante o dólar

O índice Nikkei despencou mais de 400 pontos.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio encerrou o pregão desta quarta-feira (10) com a maior perda porcentual em três semanas, em meio a preocupações com a turbulência política na Grécia e a valorização do iene em relação ao dólar, o que desencadeou uma realização de lucros em ações de empresas de exportação.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 400,80 pontos, ou queda de 2,25% ante o fechamento anterior, encerrando o dia aos 17.412,58 pontos, marcando a segunda sessão seguida de baixa e maior recuo desde 17 de novembro. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, caiu 29,26 pontos, ou recuo de 2,04% em relação à terça-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.406,83 pontos.

O volume das negociações nesta quarta-feira aumentaram para 2.543,80 milhões de ações negociadas ante os 2.135,62 milhões de ações na véspera.

Corretores disseram que operadores tinham receio de que a situação política na Grécia piorasse em meio a uma possível eleição presidencial e mudança de governo.

“Parece natural haver uma correção em Tóquio depois de sete dias seguidos de ganhos até segunda-feira”, disse Ayako Terada, analista chefe de pesquisa de investimento da Nomura Securities.

O enfraquecimento do dólar ante o iene na terça-feira também prejudicou a valorização das ações desde o começo do pregão japonês. Esse movimento no câmbio é ruim para os exportadores japoneses, pois essas empresas têm menos espaço para cortar os preços de produtos que vendem no exterior e não ganham tantos ienes quando repatriam os lucros de volta no Japão.

Entre as maiores perdas, as ações da Toyota Motor cederam 3,00%, da Suzuki Motor perderam 3,25% e da Fuji Heavy Industries fecharam em baixa de 4,30%.

Contrariando a tendência de queda, a Skymark Airlines saltou 17,3%, ajudada pelo anúncio de buscar ajuda das companhias aéreas All Nippon Airways e Japan Airlines.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão piora posição no índice global de Desempenho de Mudanças Climáticas

Next Article

Confiança do consumidor no Japão cai ao menor nível em 7 meses

Related Posts