Iene fraco ajuda atingir meta de inflação, diz BC do Japão

Kuroda reiterou que o BC japonês não tem como meta a taxa de câmbio ao guiar a política monetária.
Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x550 17 01 2016 otomizada
Foto: Creative Commons

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão (BoJ, o banco central Japonês), afirmou nesta quarta-feira (12) que novos declínios do iene podem ajudar a alcançar a meta de inflação de 2 por cento mais rapidamente, mesmo com as tensões geopolíticas elevando a moeda japonesa para uma máxima de cinco meses contra o dólar.

Kuroda reiterou que o banco central não tem como meta a taxa de câmbio ao guiar a política monetária, e que está injetando dinheiro na economia para alimentar a inflação.

Mas ele admitiu os benefícios que um iene fraco teria para acelerar a inflação, como por exemplo elevando os custos das importações e portanto os preços em geral.

“O Banco do Japão conduz a política monetária para alcançar sua meta de preço o mais breve possível e não tem como meta diretamente a taxa de câmbio”, disse Kuroda ao Parlamento.

Conforme a economia continua a se recuperar e o efeito da queda do preço do petróleo no ano se dissipar, a inflação irá acelerar e elevar as expectativas do público para a alta dos preços, disse ele.

“Tendo dito isso, é verdade que se o iene enfraquecer isso pode acelerar o cumprimento de nossa meta de preço”, disse Kuroda.

O dólar chegou a uma mínima de cinco meses contra o iene nesta quarta-feira diante das tensões geopolíticas, que favorece a moeda japonesa, considerada segura. Nesta sessão, o dólar chegou a 109,535 ienes, nível mais baixo desde 17 de novembro.

Com informações da Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Tamagotchi Foto Bandai

Bandai aposta em relançamento de Tamagotchi

Next Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Premiê japonês diz que Coreia do Norte pode lançar mísseis com armas químicas

Related Posts