Japão e Coreia do Sul discutem restrições a exportações de insumos

É o primeiro encontro entre os dois países desde que Tóquio adotou restrições rigorosas sobre exportação de insumos para Coreia do Sul.
Navio cargueiro da companhia sul coreana Hanjin Foto Reuters 900x550 min
©Reuters

Autoridades de Japão e Coreia do Sul estão reunidos nesta sexta-feira (12), em Tóquio, para discutira as restrições mais rigorosas adotadas pelo governo japonês sobre as exportações de insumos de alta tecnologia para o país sul-coreano.

Trata-se do primeiro encontro entre os dois países desde que o Japão implementou a medida na semana passada.

As restrições mais rigorosas se referem a três insumos para a Coreia do Sul. Os itens são usados para a produção de semicondutores e outros equipamentos de alta tecnologia.

Autoridades japonesas afirmam que o controle comercial da Coreia do Sul não é rigoroso, o que levanta questões de segurança.

A reunião entre técnicos dos dois países foi organizada atendendo a solicitação do governo sul-coreano.

Na quarta-feira, o governo de Seul exortou o Japão a revogar a decisão, alegando se tratar de uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A embaixadora da Coreia do Sul, Paik Ji-ah, afirmou em uma conferência da OMC em Genebra, na terça-feira, que apenas exportações para seu país estão sujeitas ao controle mais rígido, ocasionando amplos efeitos negativos.

Entretanto, o embaixador japonês, Junichi Ihara, refutou as acusações de Paik Ji-ah, afirmando que “essa decisão não é um embargo comercial, mas uma revisão de controles de exportação baseada em questões de segurança”.

“Eu informei que ela [novo controle japonês de exportações] não viola de forma alguma as regras da OMC”, disse Ihara.

A situação conflitante ocorre meses após a Suprema Corte da Coreia do Sul ter ordenado que empresas japonesas indenizem sul-coreanos que alegam terem sido forçados a trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, o governo japonês afirma que a questão do direito de exigir indenização foi resolvida de forma completa e definitiva sob um tratado celebrado em 1965, quando os dois países normalizaram seus laços.

Tóquio pediu que Seul estabelecesse um painel arbitral para solucionar a disputa, porém os sul-coreanos não responderam ao pedido, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Ryota Murata vence Rob Brant Foto Reproducao Kyodo

Ryota Murata vence Rob Brant e recupera título mundial de boxe

Next Article
Terremoto de 5.9 atinge sul do Japao Foto JMA Montagem MN

Terremoto de magnitude 5,9 abala o sul do Japão

Related Posts